Sesc na Comunidade, na Praça da Bandeira (Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro)

Na última terça-feira (26), a Prefeitura Municipal de Limoeiro, em parceria com o Serviço Social do Comércio em Pernambuco (Sesc Pernambuco), a Associação Comercial e Industrial de Limoeiro (ACIL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Limoeiro (CDL Limoeiro), promoveu o Sesc na Comunidade e o Sesc Day. Com o objetivo de homenagear o Mês do Comerciário, os eventos promoveram atividades de interesse público de maneira gratuita.

O Sesc na Comunidade aconteceu na Praça da Bandeira, das 10h às 16h. Dentre os serviços oferecidos estiveram aferição de pressão e glicose, testes rápidos de Covid-19, emissão de RG (1ª via), música ao vivo, atendimento jurídico, confecção do Cartão do Comerciário, e divulgação das iniciativas da gestão municipal e das entidades comerciais. Já o Sesc Day, realizado no auditório da ACIL, contou com música ao vivo, coffee break, interações entre comerciários, e palestra com o professor Luiz Carlos Borges, diretor da Uninassau Carpina e pós-graduado em Planejamento e Gestão Organizacional pela FCAP-UPE.

A gerente do Sesc Ler Surubim, Nelma Farias, fez um balanço muito positivo dos eventos. “Foi uma parceria muito significativa e um dia muito marcante. Viemos ao município de Limoeiro para oferecer serviços que contribuem para a qualidade de vida da população. Hoje, em especial, não atendemos apenas os trabalhadores do comércio, mas o público em geral, com serviços de Lazer, Saúde, Assistência Social e Cultura. Além disso, com a confecção do Cartão do Comerciário, oferecemos aos trabalhadores do comércio a oportunidade de descontos nos serviços oferecidos pelo Sesc”, explicou.

Representante do Poder Executivo de Limoeiro nos eventos, o vice-prefeito José Barbosa Neto exaltou a parceria entre a gestão municipal e as entidades ligadas ao comércio limoeirense e pernambucano, visando a retomada da Economia na Princesa do Capibaribe em meio à pandemia da Covid-19. “Limoeiro tem papel historicamente relevante na Economia do Estado de Pernambuco. Fomentar o comércio é um dos diversos compromissos da gestão municipal. Somos polo comercial, polo médico e polo educacional, e também iremos investir no turismo. A chegada de turistas, consequentemente, movimenta o comércio e o trânsito da nossa cidade”, destacou.

Sesc Day, na ACIL (Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro)

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, José Félix, ressaltou que o poder público e os empreendedores sempre devem estar unidos em prol do desenvolvimento local. “É importante oferecer oportunidades de negócios para os comerciantes, pois iremos beneficiar tanto os empreendedores como a população em geral, que vai ganhar emprego e renda. As dificuldades da pandemia reforçaram a necessidade de a gestão pública e o comércio estarem juntos para se reinventar. E os serviços do Sistema S (Sesc, Senac e Senar) nos dão grande apoio nesta missão”, comentou.

O gerente de Indústria e Comércio de Limoeiro, Diego Feghalli, elogiou a diversidade das atividades oferecidas. “Nosso comércio tem um potencial imenso e encabeça a Economia da nossa região. Nós contamos com a parceria do Sesc, da ACIL e da CDL para que possamos retomar a Economia e, também, alçar maiores voos para o desenvolvimento da nossa indústria, do nosso comércio através da geração de emprego e renda para o nosso povo”, frisou.

O professor Luiz Carlos Borges, diretor da Uninassau Carpina, relembrou o conteúdo apresentado na palestra ministrada na ACIL e reforçou a importância da cultura empreendedora para a Economia. “Sou filho de comerciante e sei da importância que comerciantes e comerciários têm para a nossa Economia. Como representante do Ser Educacional na Mata Norte e no Agreste Setentrional, apresentei as oportunidades para os ramos de Educação e Tecnologia que foram trazidas pelo grupo às nossas regiões. Nosso objetivo, sobretudo, é transformar vidas. Todo empreendedor deve estar comprometido com a causa de melhorar a vida das pessoas e deve se doar ao máximo, sabendo que o caminho a ser trilhado não é fácil”, pontuou.