Em Limoeiro, o impacto da pandemia de Covid-19 e seus lamentáveis desdobramentos, não impediu a realização de uma das tradições culturais mais antigas da cidade. A 130ª edição da Festa de São Sebastião migrou do formato presencial para o virtual em 2021.  

A Festa de São Sebastião em Limoeiro, vem acontecendo desde a última sexta (15) em redes sociais on-line por meio de lives nos perfis oficiais da Prefeitura. O cenário desafiador que se estabeleceu desde o início da Pandemia de Covid-19, fez com que muitas cidades cancelassem seus eventos de rua e interrompessem um ciclo de atividades culturais que movimentam o turismo e a economia regional.  

Na parte profana da festa, a Prefeitura Municipal, diante do incentivo do Prefeito Orlando Jorge (Podemos), vem desenvolvendo uma programação de dez lives, uma a cada dia. Foram contempladas apresentações culturais de artistas locais, viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo Cultural Aldir Blanc e por iniciativa própria de alguns desses artistas que, voluntariamente, se dispuseram a participar e garantir a realização da tradicional festa que é transmitida do auditório da antiga Rádio Difusora, hoje sede da Secretaria de Cultura do município. O Show de Calouros foi uma das atrações mais aguardadas da festa e, no formato on-line, não ficou fora da programação. Na última quarta-feira (20), foi transmitida a grande final da competição que reuniu limoeirenses com grande potencial vocal sob o comando do radialista e locutor Gonçalves Filho.

O alcance dos shows transmitidos pelo perfil da prefeitura no facebook, chegaram a ultrapassar, até o momento, dezoito mil pessoas, registrando mais de 350 pessoas acompanhando a transmissão simultaneamente. A secretária municipal de Cultura, Dolores Carmen, destacou na abertura do evento que o “formato on-line é o que nos é permitido diante do cenário de pandemia, mesmo assim celebramos com alegria porque percebemos que a tradição permanece viva no coração de todos, ela transcende aquilo que estamos vivendo. É momento de ressignificar, refletir, superar as dificuldades. A Festa de São Sebastião é um evento intrínseco à nossa cultura popular limoeirense”. 

A festa não se resume apenas aos shows transmitidos ao vivo. São também reprisados alguns shows das edições anteriores do evento. Além disso, diariamente, são divulgados nas redes sociais, depoimentos de personalidades da cidade que possuem relação direta com a realização da festa. De acordo com o secretário executivo de Imprensa e Comunicação, Kadu Ferraz, o objetivo em divulgar esses depoimentos é preservar as tradições e documentar a história repassada oralmente entre as gerações de limoeirenses, sobretudo “nesse momento de isolamento social em que a ausência das festas de rua, momentos de celebração, lazer e confraternização entre as pessoas, criou um clima de saudosismo oportuno ao resgate de memórias afetivas coletivas, é isso que estamos fazendo”, pontua. 

Na parte religiosa da festa, a Paróquia de São Sebastião vem realizando o Novenário com a transmissão on-line de Missas Campais com número reduzido de público. No domingo (24), a Missa Solene da Festa será transmitida às 9h da manhã. Às 16h será realizada uma procissão motorizada também transmitida pela internet para que os devotos acompanhem de casa o tradicional percurso do carro-andor que em outras épocas seria seguido por uma multidão de fiéis. Ao término do percurso, será realizada a Bênção do Santíssimo em frente a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação. 

Para celebrar o jubileu de 130 anos da festa, a Igreja encaminhou para restauro a Imagem de São Sebastião doada pelo Português Avelino que no ano de 1891, fez a promessa de realizar todos os anos uma novena ao Santo, caso suas filhas fossem curadas da varíola. A partir da graça alcançada, estabeleceu-se essa tradição de Fé e devoção na cidade que recebeu de volta hoje, dia 20 de janeiro, quando a igreja celebra a memória litúrgica de São Sebastião, a imagem completamente restaurada, justamente quando a população começa a ser vacinada contra a Covid-19 no município. 

Ainda em alusão ao jubileu, a prefeitura irá reprisar também no domingo (24), após a conclusão da programação religiosa, trechos da festa que marcou o centenário da tradição, celebrado no ano de 1991. As imagens foram cedidas pelo comunicador Fernando Chagas que à época respondia pelo departamento de imprensa e comunicação da Prefeitura Municipal na gestão do então prefeito José Xavier Quirino. 

A segunda-feira (25), é feriado municipal em Limoeiro. A Festa de São Sebastião está tão associada à cultura da cidade que “não só os católicos, até os espíritas, pessoas que nem frequentavam a Igreja, tem essa devoção por São Sebastião, que muita gente pensa que é o padroeiro e não é. Ele é o co-padroeiro. A padroeira de Limoeiro é Nossa Senhora da Apresentação. Mas como São Sebastião é o protetor contra peste, fome e guerra, nós nos acostumamos a pedir a intercessão dele pelo nosso país, por Pernambuco e por Limoeiro, por todos nós, contra as doenças, como foi a promessa da peste há não sei quantos anos atrás”, explica a professora aposentada Raimunda Bezerra em seu depoimento no vídeo que está entre os mais repercutidos nas páginas das redes sociais oficiais da prefeitura.