Os estudantes do projeto Música na Terra Amada, iniciativa lançada pela Prefeitura de Limoeiro, em parceria com a Sociedade Musical 25 de Setembro, neste ano letivo, estão ensaiando para se apresentarem nas atividades cívicas do aniversário de Emancipação Política de Limoeiro. Os ensaios estão acontecendo na sede da 25 de Setembro, na Rua Doutor José Cordeiro.

As aulas gratuitas de Música estão sendo oferecidas, neste momento, em cinco escolas da Rede Municipal de Ensino: João Heráclio Duarte, Antônio de Souza Vilaça, Nossa Senhora dos Anjos, Castelo Branco e Cônego Deusdedith. As três primeiras instituições são da Zona Urbana, e as duas últimas são da Zona Rural.

“Com esta maravilhosa iniciativa, estamos estimulando nossas crianças e nossos jovens à aprendizagem, às interações sociais e ao desenvolvimento de habilidades. Ao mesmo tempo, estamos reforçando o nosso compromisso de valorizar as diversas manifestações culturais que enriquecem a nossa querida Princesa do Capibaribe”, destacou o prefeito Orlando Jorge em visita aos ensaios. O secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, e o gestor de Rede e Logística da Educação Municipal, Diógenes Silva, também prestigiaram as atividades.

Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

O maestro Wellington Pereira, um dos professores de Música, avalia que o projeto vem sendo uma experiência fascinante. O programa Música na Terra Amada é garantido por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Esportes, de Desenvolvimento Social e Cidadania, e de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. “Com esta iniciativa maravilhosa, estamos estimulando nossas crianças e nossos jovens à aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades. A música sempre será libertadora para quem ensina e para quem a pratica”, afirmou.

Localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, o município de Limoeiro completará 211 anos de Emancipação Política na próxima quarta-feira, dia 27 de julho. A data marca a separação de Limoeiro da Vila de Igarassu. O então governador de Pernambuco, Caetano Pinto, solicitou a separação de Limoeiro da Vila de Igarassu devido ao elevado desenvolvimento econômico do povoado, maior exportador de algodão da província. Dom João atendeu ao pedido e, consequentemente, elevou Limoeiro ao status de vila, correspondente ao conceito português de localidade autônoma daquela época. Após a publicação do decreto de Emancipação Política, as autoridades locais foram constituídas através da formação da Câmara Legislativa e do Pelourinho Judiciário. Já no período republicano, em 6 de abril de 1893, Limoeiro conheceu o seu primeiro prefeito eleito, o comendador Antônio Pestana.