Foto: Reprodução/Instagram/Prefeitura de Limoeiro

Nesta quinta-feira (31), último dia do Mês da Mulher, a população limoeirense recebeu uma mensagem especial de um conterrâneo consagrado a nível nacional. Em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Limoeiro, o professor universitário, escritor e dramaturgo limoeirense Fernando Antônio de Melo, cujo pseudônimo é Fernando Limoeiro, elogiou a programação do Mês da Mulher vivenciada pela Princesa do Capibaribe.

Autor e diretor do espetáculo teatral “A Moça do KM 70”, Fernando Limoeiro destacou a Campanha KM 70, na qual a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Diretoria Executiva da Mulher, espalhou placas com os dizeres “KM 70” e o símbolo do gênero feminino pela Avenida Severino Pinheiro e pela Praça da Bandeira, na área central da cidade. Através dessa ação, o governo municipal convidou os moradores e moradoras de Limoeiro a recordar um feminicídio ocorrido no município há mais de 50 anos e a refletir sobre os danos provocados pelas mazelas sociais do machismo, da misoginia e da desigualdade. O feminicídio em questão ficou popularmente conhecido como “o caso da moça do KM 70”, história na qual também se baseia a peça de Fernando Limoeiro, que pode ser acessada no YouTube.

“Eu gostaria de enaltecer essa campanha. Quando eu vi os cartazes, eu me recordei na hora do espetáculo que escrevi. Foi o espetáculo da formatura dos meninos do Teatro Universitário da UFMG e o último espetáculo que escrevi e dirigi”, comentou o professor de Interpretação e Improvisação do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fernando também coordena o programa Polos de Cidadania, realizado através de parceria entre a Faculdade de Direito e o Teatro Universitário da UFMG. A iniciativa produz conteúdos educativos e defende políticas públicas para garantia de direitos a grupos vulneráveis e para a superação de desigualdades. Ele sublinhou a necessidade de enfrentar e erradicar a violência contra a mulher. “Neste momento, aproveito para dizer da importância da luta contra este tipo de violência que diminui a grandeza da mulher. Isso envergonha essa civilização masculina, que acha que a mulher é um objeto que lhe pertence. Não é e não será”, concluiu.

A diretora executiva da Mulher de Limoeiro, Maria da Conceição Amorim, agradeceu ao professor Fernando Limoeiro pela mensagem e enfatizou que a proteção às mulheres é uma missão constante. “Fernando Limoeiro é um grande aliado na nossa luta por uma sociedade mais justa, harmônica, fraterna e digna. O Mês da Mulher está chegando ao fim, mas a luta e o trabalho continuam. Promovemos rodas de debate, homenagens, campanhas educativas e eventos de socialização. Limoeiro quer mulheres empoderadas, protegidas e vivas”, pontuou.