Neste sábado (15), no Centro Nossa Senhora da Paz, na Vila da Paz, a Prefeitura Municipal de Limoeiro lançou o projeto Viva Comunidade. Atendimento médico, avaliação nutricional e odontológica, testes rápidos para ISTs, atividades físicas, assessoria jurídica, entregas de enxovais e cestas básicas, rodas de diálogo e cortes de cabelo estiveram entre os serviços ofertados pela ação.

Por meio de serviços de Saúde, Assistência Social, Educação e Cidadania, a iniciativa visa ampliar a integração entre a administração pública e as comunidades urbanas e rurais da nossa Terra Amada. Ao mesmo tempo, reforçando o seu caráter participativo e democrático, a gestão municipal debate e cria alternativas para atender às demandas e melhorar a vida dos/as limoeirenses.

“A Vila da Paz é uma área importante. Foi alvo de muito preconceito por conta da criminalidade que existia, mas conseguiu se reestruturar a partir da unidade da comunidade em torno de políticas públicas. É a partir da parceria entre a gestão pública e as comunidades urbanas e rurais que a nossa cidade vai se tornar um lugar melhor para se viver”, destaca o prefeito Orlando Jorge.

Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

O vice-prefeito José Barbosa Neto se mostrou bastante satisfeito com a primeira edição do evento, que continuará a ser realizado em formato itinerante e com frequência quinzenal. “É um projeto voltado para o povo da nossa querida Limoeiro. Com esse trabalho e com esses serviços prioritários, a Prefeitura caminha junto com a população. Estamos começando uma nova história na cidade de Limoeiro”, celebra.

O mesmo tom foi adotado pelo presidente do Centro Nossa Senhora da Paz, Josinaldo Costa. “Estou muito feliz, muito feliz mesmo, e quero agradecer, de coração, à Prefeitura de Limoeiro, por ter trazido esta ação para a Vila da Paz e para as comunidades conjugadas”, relata o líder comunitário.

Entre os secretários da administração pública municipal, os lemas foram atenção, cooperação e cidadania. “A Secretaria de Educação está sempre fazendo busca ativa nas comunidades, para que crianças, jovens e adultos não fiquem fora da sala de aula”, destaca o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo. “Entregamos enxovais para as gestantes da comunidade cadastradas no CRAS e orientamos moradores que não possuíam RG a emitir o documento na sede da nossa Secretaria”, explica a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

“Nosso objetivo é fortalecer as comunidades através de serviços essenciais. Tivemos aferição de pressão arterial, orientação em saúde bucal, verificação de glicose e atendimentos médico e nutricional”, acrescenta a secretária de Saúde, Paloma Sonally. “Tiramos dúvidas sobre os assuntos mais importantes e mais corriqueiros da área de Direito, como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, pensão alimentícia e ação de investigação de paternidade. Além disso, direcionamos moradores à Defensoria Pública, que fica ao lado do Fórum de Limoeiro”, detalha o secretário de Assuntos Jurídicos, Emerson Marques. “Demos apoio à segurança desde a noite da véspera da realização do evento. Temos duas guarnições da Patrulha Urbana à disposição”, pontua o secretário de Defesa Social e Trânsito, Ricardo Silva.

Voluntário na ação, o cabeleireiro e barbeiro José Charles agradeceu à PML pela iniciativa. “Foi uma ação muito boa e muito importante para a Vila da Paz. Muito obrigado”, sublinha. “Eu gostei. Quero que a gestão continue ajudando a comunidade”, afirma a moradora Maria José. “Todo mundo é agradecido nessa comunidade”, conclui Rafaela Maria, que também mora na comunidade e participou do evento.