Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Na Educação, a atividade extraclasse é fundamental para o desenvolvimento social, cultural e crítico do estudante. Quando a possibilidade surge através das artes cênicas, o espectador consegue unir conhecimento e diversão. Assim, mais de cem estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro acompanharam o espetáculo “No futuro, de volta para o passado”, no palco do Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, na Comunidade de Duas Pedras.

Por meio de uma articulação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, na noite desta quinta-feira (10), diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos das escolas municipais Nossa Senhora dos Anjos (Comunidade da Linha), João Duarte (Centro), Manoel Marques (Gameleira), Otaviano Basílio (Otácio de Lemos) e José Teobaldo (Congal) ocuparam quatro ônibus escolares disponibilizados pela Prefeitura de Limoeiro e curtiram uma noite cultural.

O espetáculo é resultado do 1º Concurso de Texto para Teatro “Tensões em Diálogo por um Mundo Melhor”, com edital lançado no início da pandemia do novo coronavírus, no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de mostrar que diante das polarizações e polêmicas em torno da crise mundial de saúde com reflexo na política, o diálogo sempre será o melhor caminho para o entendimento e para o bem coletivo. Ao todo, 46 escritores de várias regiões do país participaram.

Formada por uma comissão com profissionais das áreas de Educação, Cultura e Comunicação, o texto “No futuro, de volta para o passado”, de autoria da escritora Cristina Aparecida Zaniboni Antonelli, da cidade de Ourinhos, Estado de São Paulo, foi o vencedor. Conforme edital, a premiação foi a montagem do espetáculo – em cartaz entre os dias 10 e 13 de março, sempre às 19h, com entrada franca. A produção e a direção são do padre José Ramos, pároco da Paróquia de São Sebastião e idealizador do Espaço Reconciliação.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

“No futuro, de volta para o passado”

A peça conta a história de dois irmãos, Regiane e Ramiro, que resolvem buscar a solução para os problemas atuais, principalmente a corrupção no meio político, viajando para o futuro numa máquina apresentada pelo professor de Física. Ao chegar no ano de 2.597, os estudantes encontram um laboratório e conhecem um cientista e sua assistente, Dr. Axônio Van Baster e Amberoida, respectivamente, que aceitam ajudar os adolescentes com experiências que possam encontrar a solução.

Porém, apesar da esperança, os irmãos descobrem que os mesmos problemas enfrentados atualmente no mundo persistem, principalmente a corrupção com o dinheiro público. A partir daí, os projetos do cientista começam a ser colocados em prática e, no meio de estrambólicas aventuras, os estudantes circulam pela galáxia e descobrem que a grande solução para os problemas começa dentro de cada um de nós, deixando a mensagem de mais diálogo e mais empatia para se chegar a dias melhores.