Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Limoeiro sempre se destacou no segmento educacional. Seja na rede pública ou privada de ensino, há décadas, o município é citado como referência na formação cidadã, estudantil e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Tudo isso é resultado da qualidade e do empenho dos educadores, além das ações planejadas e executadas pelas unidades de ensino e pelas entidades culturais e sociais que também atuam no campo pedagógico.

Na manhã desse domingo (11), mais uma ação colaborou com essa história de sucesso. Entendendo a importância de manter o incentivo à leitura, numa fase onde os aparelhos tecnológicos e os aplicativos ocupam grande parte da vida das crianças, o Centro de Criação Galpão das Artes promoveu um pedágio literário. Com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, a iniciativa envolveu motoristas e pedestres que passavam pela sede da instituição, abordados pelo elenco do espetáculo Histórias para Voar, numa espécie de campanha em prol da leitura.

De acordo com o gestor do Galpão das Artes e diretor executivo de Cultura de Limoeiro, Fábio André, a ação fez parte do Programa Arte Educação, que contempla, mensalmente, 25 crianças residentes em comunidades limoeirenses localizadas em situação de maior vulnerabilidade social, com atividades culturais gratuitas no contraturno escolar, estendendo o apoio às famílias com suporte alimentar.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

“Pare, ganhe um livro e leia para uma criança. O que propomos é que aquele transeunte ou condutor que estivesse acompanhado de uma criança ganhasse um livro. Aquele motorista que parou na frente do Galpão das Artes, auxiliado pela Guarda Municipal, recebeu um livro e teve o compromisso de ler para aquela criança. Essa foi a intenção do nosso pedágio literário”, explicou Fábio, ao relembrar o distanciamento da escola vivenciado pelos alunos durante a pandemia do novo coronavírus.

O evento ainda contou com o incentivo da empresa Duarte e Albuquerque (DUAL), do Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID), da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional Limoeiro (OAB Limoeiro) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA). “Incentivar a leitura é tão importante do ponto de vista educacional, como também de uma prática cultural, ou seja, ler também é uma atividade cultural”, ressaltou o gestor do Galpão.