Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Com o tema “Comércio e Turismo Viajam Juntos”, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove, no período de 26 a 28 de setembro, a Semana do Turismo 2022. O evento também marca o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro. A programação está sendo vivenciada no Centro de Criação Galpão das Artes, no Centro da cidade, e homenageia o empreendedor limoeirense Othon Linch Bezerra de Mello (1880-1949), personagem que percorreu o país, difundindo as potencialidades de Limoeiro e do Brasil.

“Esse momento busca debater as potencialidades turísticas, sensibilizando a comunidade de modo geral, buscando compartilhar experiências que possam ser aplicadas para o fortalecimento do turismo em nossa cidade. A programação é voltada à reflexão e à capacitação do setor sobre o desenvolvimento dessa atividade, troca de experiências e atração da ampla participação dos setores e da sociedade civil em geral”, destaca o turismólogo Gabriel Ferreira, responsável pela Gerência de Turismo da Prefeitura de Limoeiro.

Ele foi o primeiro palestrante da programação, abordando, na noite dessa segunda-feira (26), a temática “Inovações tecnológicas para o Cadastur: Organização e benefícios para o Trade Turístico”. Em seguida, Alessandro Almeida abordou o tema “A importância do Turismo para Limoeiro sob o olhar empresarial – Excelência em atendimento no Turismo” em outra palestra. “O comércio tem sua participação dentro do processo de desenvolvimento do Turismo, pois todos os segmentos trabalham direta ou indiretamente com o setor”, enfatizou Gabriel.

Com uma programação voltada à reflexão e à capacitação do setor, bem como ao desenvolvimento do turismo em Limoeiro e na Região, a Semana do Turismo busca atrair a ampla participação dos setores empresariais ligados à atividade turística e ao comércio em geral, além de ONGs e entidades representativas. O projeto visa a inclusão e valorização do turismo como fator estratégico de desenvolvimento econômico e social, de modo a gerar emprego e renda para os moradores, além de preservar características culturais, históricas e ambientais do município.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Citando o projeto de resgate do turismo religioso, com as ações de reestruturação da Comunidade do Redentor e da imagem do Cristo Redentor, Ferreira ressaltou que a gestão tem elencado o turismo entre as prioridades no âmbito da Economia. “O projeto da gestão é justamente o resgate e o fomento ao turismo no município, na busca de perspectivas que possam ampliar a oferta de emprego, e a gente precisa estar preparado para esse momento. É um passo que a gente dá com esses encontros de informação e aproximação da gestão com o trade”, pontuou.

Vindo da capital pernambucana para dar sua parcela de colaboração com o turismo de Limoeiro, o gestor executivo e financeiro da Tribus EcoTur, Alessandro Almeida, reforçou, durante a sua palestra, a necessidade de investimento no setor para o desenvolvimento econômico. “Retorno a Limoeiro depois de dez anos com um olhar mais carinhoso e com a esperança de que a atividade turística dentro do município está se desenvolvendo de forma planejada e organizada, e com grande perspectiva econômica e social”, comentou.

O palestrante bateu várias vezes na “tecla” do desenvolvimento ao se referir ao segmento turístico. “É tempo de acreditar que um momento novo já está acontecendo, após esse momento crítico da pandemia, e que a atividade turística está ocorrendo ‘rentavelmente’, para que o cidadão possa se beneficiar do planejamento estratégico da gestão pública”, enfatizou. Através da troca de experiências, ele ampliou o olhar do público para as inúmeras oportunidades de negócios que existem dentro do segmento do Turismo.

Nesta terça-feira, a partir das 19h, no Centro de Criação Galpão das Artes, tem palestra com o tema “Compreendendo o que é Educação Patrimonial com o IHGCL”, a qual será proferida por representantes do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL). Já na quarta-feira (28), último dia da Semana do Turismo, no mesmo horário e no mesmo local, acontecerá o lançamento do livro “Othon Bezerra de Mello – O Singular e o Plural”, de autoria da escritora Juliana Cunha Barreto. O resumo das atividades pode ser conferido no site e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Limoeiro.