Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania

Nessa sexta-feira (28), dando sequência ao Viva Comunidade, a Prefeitura Municipal de Limoeiro realizou a segunda edição do projeto social na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Rua da Alegria. O lançamento do programa acontecera no Centro Nossa Senhora da Paz, na Vila da Paz, no dia 15.

Através do evento, a Igreja tem uma nova oportunidade de ser útil à sociedade, avalia o Bispo Francisco Soares Neto. “Queremos agradecer ao governo municipal, a todas as secretarias envolvidas, e também aos nossos voluntários do projeto Mãos que Ajudam. Jamais podemos deixar de aproveitar a oportunidade de servir ao próximo. O Senhor Jesus Cristo deixou dois grandes mandamentos: amarás a teu Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Então, como podemos demonstrar que amamos o próximo? Servindo-o”, comenta o religioso.

Foto: Júnior César/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com o prefeito Orlando Jorge, o Viva Comunidade vem cumprindo com excelência o seu papel social, incluindo os princípios cristãos pregados pela instituição anfitriã do evento. “É um fator de fortalecimento do associativismo, das igrejas e das instituições que fazem o bem sem ver a quem. É uma grande honra, para a gestão municipal, fazer esta parceria com a igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em prol do povo da Rua da Alegria, da Rua da Linha e de toda essa região”, celebra o gestor.

Avaliações nutricionais e odontológicas, atendimento médico, atividades educativas, testes rápidos de ISTs, assessoria jurídica, emissões de primeira via de RG e entregas de enxovais para gestantes estiveram entre os serviços prestados pelo projeto. “A Prefeitura vem, mais uma vez, prestar todos os seus serviços e chegar junto da comunidade. Esta comunidade abrange outras como a Comunidade da Linha, Ponto Certo e parte do Alto São Sebastião”, comenta o controlador interno Márcio Pimentel. “Nos serviços de assistência jurídica, a gente presta esclarecimentos à população nas demais áreas do Direito: as dúvidas iniciais, a orientação inicial”, explica o procurador geral Marcelo Lapenda.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Uma das contempladas pela ação foi a agricultora Valéria Rocha, que agilizou a emissão do Registro Geral (RG) dos filhos. “Já fazia alguns meses que estava tentando tirar a identidade dos meus filhos. Esse projeto facilitou muito a nossa vida”, afirma. A aposentada Maria do Carmo Claudino, que veio realizar exames de rotina, também foi beneficiada. “O atendimento está sendo nota 10. Os profissionais são muito legais e nos dão muita atenção. Tudo o que a gente procura está sendo feito aqui”, pontua.

Auxílio Emergencial do Carnaval 2022

Foto: Júnior César/Prefeitura de Limoeiro

Durante a segunda edição do projeto Viva Comunidade, a Prefeitura de Limoeiro anunciou o Auxílio Emergencial do Carnaval. O benefício será concedido às agremiações carnavalescas da Princesa do Capibaribe, após o cancelamento dos festejos de Carnaval, em decorrência da pandemia da Covid-19 e da epidemia da Influenza H3N2.

“Atentos a todas as medidas restritivas, já tínhamos, no ano anterior, publicado o Decreto Municipal 51, que que prorrogou o Estado de Calamidade Pública para o dia 31 de março de 2022, e o Decreto 52, que suspendeu a realização das festividades de Natal, Festa de São Sebastião e Carnaval. E, na impossibilidade da realização do Carnaval, em virtude da pandemia de Covid-19, e também da epidemia de Influenza H3N2, estaremos apresentando, no dia 1° de fevereiro, um projeto de lei, para que a gente possa realizar esse auxílio. Para nós, é muito importante contemplar esses grupos que fortalecem a nossa cultura popular”, detalha a secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen.

Estiveram presentes na entrevista coletiva o prefeito Orlando Jorge e as secretárias municipais Dolores Carmen (Cultura, Turismo, Lazer e Juventude) e Paloma Sonally (Saúde). Os representantes do Poder Executivo municipal estiveram acompanhados do Bispo Francisco Soares Neto, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, local da realização do evento.