Foto: André Rocha/Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro

Os dados divulgados pelo Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) trazem notícias animadoras para Limoeiro. De acordo com a entidade, 421 postos de trabalho foram criados na “Princesa do Capibaribe” no ano de 2021. Os números representam um aumento de 8,56% em relação ao ano anterior. Agora, o município do Agreste Setentrional de Pernambuco conta com 5.338 postos de trabalho formal.

Ainda segundo o Novo CAGED, a geração de empregos foi puxada pelos setores de Comércio (228), Serviços (131) e Indústria (73), enquanto a Agropecuária criou um posto de trabalho. O único setor que registrou retração foi o de Construção Civil, com 12 postos a menos.

O gerente de Indústria e Comércio de Limoeiro, Diego Feghalli, avalia que os resultados são frutos de uma vitoriosa parceria entre a gestão municipal, as entidades comerciais e os trabalhadores. Ele recorda que, durante as últimas festividades de fim de ano, a Prefeitura injetou mais de R$ 19 milhões na Economia local através das remunerações (salários de novembro e dezembro, 13° salário, pagamento da 6ª parcela de dezembro/2020, além dos proventos do LimoeiroPrev) aos servidores. “Ao longo do ano de 2021, nós tivemos diversas capacitações, palestras e cursos. Também foi decisiva para essas conquistas a atuação do município para o pagamento em dia do funcionalismo público. Assim, aquecemos o comércio local e demos oportunidade de renda e emprego para os limoeirenses”, afirma.

De acordo com o gerente, o governo municipal seguirá trabalhando para que as estatísticas sejam ainda melhores em 2022. “Não podemos descansar. Nosso país vive uma grande crise econômica, impulsionada pela pandemia da Covid-19, e muitas pessoas ainda estão desempregadas ou com rendas informais no nosso município. Queremos sair de 2022 com, pelo menos, o dobro de empregos que conseguimos gerar no primeiro ano de gestão. Buscaremos essa meta com muito esforço e muita perseverança”, enfatiza.

Por fim, Diego Feghalli sublinha que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio continuará monitorando os dados do Novo CAGED. “Além das atividades educativas para os trabalhadores, também atendemos os empreendedores locais na Sala do Empreendedor. Através dessas parcerias, ajudaremos nossa Terra Amada a gerar mais empregos”, pontua.