Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Circuito de Negócios Agro contemplou Limoeiro. A iniciativa do Banco do Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal, garantiu assessoria rural itinerante. Por meio da Carreta Itinerante BB, o circuito potencializou negócios e reforçou a presença do banco junto ao segmento do agronegócio. Instalada na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, a estrutura garantiu a divulgação de produtos, serviços e inovações tecnológicas direcionadas ao setor, além de atendimento personalizado aos produtores rurais.

A carreta adaptada funciona como agência móvel do BB e tem circulado o país. De acordo com a assessoria de comunicação do banco, cerca de 60 mil quilômetros serão percorridos até dezembro deste ano. E a cidade “Princesa do Capibaribe” está entre os 600 municípios selecionados. A oportunidade também garantiu a participação de parceiros (revendas de máquinas e de insumos, empresas de tecnologia agrícola e outras ligadas ao segmento), bem como capacitação técnica e assessoria especializada aos empreendedores do campo.

“Esse circuito é acompanhado de uma carreta que traz palestras, assistência técnica e parceiros do agronegócio. Trouxemos empresas do setor de energia solar e empresas fornecedoras de implementos e insumos da agricultura”, detalhou o gerente geral da agência Limoeiro, Fábio Brito. O servidor do BB também relatou que no evento foram ofertados financiamentos e assistências técnicas para produtores (clientes e não clientes). “No circuito, o processo de crédito pode acontecer mais rápido”, completou.

Coordenador do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Limoeiro, Eudes Cavalcanti convive diariamente com os produtores rurais e elogiou a iniciativa do Banco do Brasil e da Prefeitura. “Um evento de fundamental importância, principalmente para o agronegócio dentro do nosso município, onde, dentre seiscentos municípios, Limoeiro foi contemplado com essa carreta agro. O agronegócio utiliza tudo. E, dentro desse programa do Banco do Brasil, tratamos até de negócios para as mulheres empreendedoras”, destacou Eudes.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Presidente da União Nordestina da Agropecuária (UNA), Orlando Duarte classificou a vinda do Circuito de Negócios Agro para Limoeiro como “significativa”. Na visão dele, o agronegócio tem sido importante fonte de divisa para o país. “Ele tem sido uma mola na economia e na sobrevivência do povo brasileiro. O Banco do Brasil, que é um parceiro em termos de financiamento e de incentivo ao agronegócio com sua carreta, marca a presença de Limoeiro como uma das cidades importantes para o agronegócio pernambucano”, comentou Duarte.

O prefeito Orlando Jorge compareceu à abertura do ciclo de palestras para os produtores do campo e discursou para o público que veio prestigiar a programação. “É com muita alegria que a gente participa deste momento tão importante para o nosso município. Limoeiro é referência regional no Agronegócio, na Agropecuária, na Agricultura. Nossa gestão trabalha através de parcerias para aquecer a Economia e melhorar a vida das pessoas. Estar entre os 600 municípios brasileiros contemplados pelo Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil é uma grande honra para nós”, sublinhou.

Dentro da programação, na noite de segunda-feira (7), a palestra do “BB para Elas”, ministrada pelo analista de orientação do Sebrae Pernambuco, Valdir Cavalcanti, reuniu várias empreendedoras. Elas conheceram a linha de crédito e puderam aprender mais sobre negócios. O momento também contou com atendimentos da Estética Kaline Moreira, sorteios de brindes e música ao vivo no ritmo de Cézar Fontinelly. “Um momento muito importante para as mulheres empreendedoras promovido pelo Banco do Brasil, em parceria com o Sebrae e apoiado pela Prefeitura de Limoeiro, incentivando e abrindo novos horizontes para que elas de fato consigam gerar negócio no nosso município. O empreendedorismo é uma realidade na nossa Terra Amada”, ressaltou a diretora executiva da Mulher de Limoeiro, Denise Ramos.

A funcionária do Banco do Brasil, Cléo Coutinho, detalhou que o “BB pra Elas” foca nas empreendedoras que são formalizadas ou estão em processo de formalização, sempre dando suporte de crédito, com o apoio do Sebrae. “Esse evento veio trazer para a cidade um suporte que o Banco do Brasil pode dar às mulheres empreendedoras. A gente sabe do peso e da luta da mulher brasileira, que é uma classe que muitas vezes têm jornada dupla ou tripla”, disse Cléo. “Foi um evento grandioso e fiquei bastante feliz com o apoio da prefeitura que trouxe as mulheres das associações. Estamos feliz com isso”, completou a servidora da Agência BB Limoeiro.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro