Foto: Maiara Gomes/Divulgação via Descubra Limoeiro

O município de Limoeiro foi reinserido no Mapa Nacional do Turismo, programa de regionalização do turismo do Governo Federal. Com este novo patamar alcançado, a cidade ganha maior visibilidade no território brasileiro e amplia a capacidade de receber recursos da União para investimentos no setor. E diante da proposta turística regionalizada, outros seis municípios do Agreste Setentrional e Mata Norte passaram a integrar a rota intitulada de Encantos da Nossa Gente: Serras, Raízes Culturais, Sabores e Fé.

Além de Limoeiro, estão na lista Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga, Machados, Passira e Surubim. Fora do mapa desde 2019, a Princesa do Capibaribe comemora o retorno, a integração regional e a possibilidade de novos investimentos no setor. “Essa volta faz com que a gente possa garantir recursos para nossa pasta. O Ministério do Turismo faz como transferência voluntária e prevista em lei 90% dos recursos, no mínimo, para os municípios que integram esse programa”, destaca a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen.

Antes, o mapa da região turística era composto por apenas três municípios. Com o retorno e a ampliação para sete, fortaleceu o setor. Isso também motivou a mudança na nomenclatura da rota, sendo “batizada” de Encantos da Nossa Gente: Serras, Raízes Culturais, Sabores e Fé. “A gente fez uma mudança também no nome da nossa região, para que possa ser um nome que agregue, que chame mais atenção do turista e do visitante, e tenha uma identidade cultural mais própria com a nossa comunidade”, ressaltou a secretária.

De acordo com Dolores, o programa federal prioriza que o turismo aconteça de forma regionalizada e descentralizada. Ela também enfatiza que, além das transferências voluntárias do Ministério do Turismo, a validação dos sete municípios no mapeamento nacional também permitirá a chegada de recursos oriundos de indicações de emendas parlamentares. “Já estamos realizando roteiros integrados para que o turista, assim que compareça numa agência de viagens e tenha o interesse de conhecer, ele possa conhecer não apenas Limoeiro, mas também as cidades que compõem a região”, afirmou Dolores Carmen.

Os representantes das pastas turísticas dos sete municípios estão promovendo encontros para elaboração de estratégias de Marketing e Comunicação. Os objetivos são ampliar a visibilidade da rota dentro e fora do Estado e conquistar visitantes, gerando oportunidades de negócios para a região. Inclusive, na manhã desta terça-feira (29), eles estiveram reunidos na sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, na Praça da Bandeira, para comemorar a reinserção no programa e articular novas ações.

Dolores também destacou a importância de Limoeiro ter sido inserido no programa de divulgação turística do Governo do Estado, o Bora Pernambucar. “Limoeiro está no hotsite borapernambucar, que é onde você encontra os destinos turísticos de Pernambuco. Lá estamos como destaque para que as pessoas possam visitar e conhecer nossos atrativos. Muitas vezes o próprio limoeirense desconhece o potencial que temos”, pontuou. No Instagram, o perfil Descubra Limoeiro possibilita que os turistas possam conhecer mais sobre a Princesa do Capibaribe.