Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Maior evento do segmento de Artesanato na América Latina, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) chegou à 22ª edição este ano. Mais uma vez, com o apoio da Prefeitura, artesãos e artesãs limoeirenses levaram o nome da “Princesa do Capibaribe” aos quatro cantos do mundo por meio de um stand do município. Entre os dias 8 e 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, as artes e os encantos de Limoeiro estiveram expostos no Stand 355, na Rua 14, local do Setor das Prefeituras.

Um dos protagonistas da Feira foi Severino João, popularmente conhecido como “Nino do Artesanato”, que produz peças de madeira personalizadas com letra cursiva desde os 15 anos de idade. “Tudo começou com as Irmãs Franciscanas de Maristella, na Obra Social Santa Isabel (OSSI), onde fui aluno e, depois, também ensinei. É um trabalho difícil de aprender, mas, com muito esforço e dedicação, consegui vencer e estou no ramo”, celebrou.

“Nino” agradeceu à Prefeitura de Limoeiro pelo apoio aos profissionais do Artesanato em mais um ano de Fenearte. “Poucos municípios fazem o que Limoeiro faz: ajuda no transporte, na alimentação, na hospedagem, no stand. Nós não temos nenhum gasto. Todos os artesãos que trabalham aqui e vêm comigo têm essa ajuda, graças a Deus”, completou.

O sentimento de gratidão também é compartilhado por Lucivane, popularmente chamada de “Vânia do Artesanato”. “Como dizem, a Fenearte este ano ‘bombou’. Foi mais produtiva do que no ano passado. A gente recebe o apoio da Prefeitura e agradece demais”, afirmou.

A secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen, reforçou que os artesãos limoeirenses os quais expuseram seus trabalhos na 22ª Fenearte fazem parte do Cadastro Municipal de Cultura, atualizado este ano. O stand da “Princesa do Capibaribe” esteve composto por mais de 20 trabalhadores “A inscrição no Cadastro de Cultura é gratuita e muito importante para o município, pois aproxima a nossa gestão dos nossos artistas. E a Fenearte é uma grande oportunidade para que os trabalhos dos artesãos se tornem ainda mais conhecidos”, pontuou.

Além do stand da PML, Limoeiro esteve representado, na Fenearte, por outros três stands: Estação da Casa, Bordados à Mão e Rosélis Alves. Na edição de 2022, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato homenageou o Manguebeat, movimento de contracultura brasileiro que surgiu na década de 1990, no Recife, e agregou ritmos como maracatu, rock, hip hop, funk e música eletrônica.