Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

No domingo (20), a comunidade católica de Limoeiro celebrou a culminância da 243ª Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira do município. O novenário foi promovido pela Paróquia de mesmo nome, com o apoio da Prefeitura de Limoeiro. A programação incluiu duas Santas Missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação – a primeira, às 10h; a segunda, às 16h – e a Procissão da Padroeira – realizada após a segunda missa. O cortejo saiu da Igreja Matriz e percorreu a Rua Vigário Joaquim Pinto, Avenida Severino Pinheiro, Rua da Alegria, Praça da Bandeira, Avenida Santo Antônio, Rua Doutor José Cordeiro, Rua Santa Cruz, Praça Comendador Pestana e Rua da Matriz, até retornar ao ponto de partida.

Presente na missa da tarde e na procissão, o prefeito Orlando Jorge definiu o momento como uma grande e abençoada celebração. “Que a Mãe de Jesus e nossa Mãe continue nos inspirando na missão de trabalhar pelo nosso povo e cuidar da nossa gente”, declarou o gestor municipal.

Presidente da celebração das 16h, o bispo da Diocese de Nazaré da Mata, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, externou a satisfação por estar em Limoeiro mais uma vez. “O Evangelho de hoje nos mostra a coragem do testemunho de Cristo. Maria foi corajosa ao dar seu testemunho a Deus. É merecidamente homenageada pelo povo de Limoeiro. E assim também devemos ser: corajoso e convictos da nossa missão”, ressaltou.

Nesta segunda-feira (21), dia oficial de Nossa Senhora da Apresentação no calendário litúrgico da igreja Católica Apostólica Romana, será celebrada a Missa de Gratidão, também na Igreja Matriz, um dos principais cartões-postais de Limoeiro. A santa é homenageada pelos limoeirenses desde o ano de 1789, ou seja, muito antes da Emancipação Política do município, concretizada em 1811.