Foto: Lionarte/Divulgação e Galpão das Artes/Divulgação

O teatro limoeirense foi homenageado pela Câmara de Vereadores do Recife dentro das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, celebrados no último 27 de março. Em reconhecimento às ações desenvolvidas no interior pernambucano, a Companhia de Eventos Lionarte e o Centro de Criação Galpão das Artes participaram, nesta quarta-feira (30), de uma sessão solene em homenagem às artes cênicas e ao mundo circense.

No plenário da Casa de José Mariano, representantes das entidades culturais receberam, por meio da vereadora Cida Pedrosa, autora da indicação, certificação de reconhecimento. “As artes cênicas têm merecido de nosso mandato especial atenção com iniciativas voltadas ao fortalecimento de políticas públicas que atendam as principais demandas do setor, nesse caso específico, o teatro”, comentou a parlamentar.

Por iniciativa do Instituto Internacional do Teatro (ITI), o Dia Mundial do Teatro foi instituído em 1961, com o objetivo de promover a atividade cultural pelo mundo. Em 1972, a Fundação Nacional de Arte (Funarte) criou o Dia Nacional do Circo, uma deferência ao Palhaço Piolin, nascido em 27 de março. O artista iniciou a trajetória na década de 1920 e marcou importantes momentos da Semana da Arte Moderna.

A Lionarte e o Galpão das Artes são instituições bastante tradicionais na Cultura de Limoeiro. A primeira foi fundada em outubro de 1987, e a segunda foi inaugurada em dezembro de 2000. Os espaços promovem ações culturais e educacionais por meio de parcerias com entidades públicas – incluindo a Prefeitura de Limoeiro – e privadas. “A Prefeitura acredita e investe na Cultura de Limoeiro como um importante instrumento de produção de conhecimento e de transformação social”, destacou a secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen.