Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio

A parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Limoeiro continua preparando profissionais para o mercado de trabalho. Nessa sexta-feira (13), durante a solenidade de conclusão, realizada no Parque de Exposição Dr. Emídio Cavalcante, 12 alunos foram certificados no Curso de Tratorista Agrícola. No grupo, alguns exerciam a atividade sem certificação e sem conhecimento teórico, estando agora prontos para atuar em qualquer empresa do segmento agrícola.

“Muitos deles tinham a experiência do campo, mas não tinham o certificado. Agora, vão poder chegar em qualquer local e mostrar que são habilitados pelo Senar, que é uma instituição de grande importância no Brasil. Aonde você chega com o certificado do Senar, você é bem aceito e visto com bons olhos”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, José Félix. “Tivemos uma turma muito aguerrida e comprometida”, completou.

Para o secretário, os cursos ofertados – por meio da parceria – estão garantindo a qualificação da população limoeirense. “A cada dia que passa, a pessoa precisa se aperfeiçoar, pois as orientações mudam, a máquina muda, as tecnologias vão chegando, e você tem que se adaptar. Esses cursos são importantes por isso: qualifica as pessoas e abre mercado para eles”, ressaltou Félix. Desde o início da gestão, mais de 25 cursos profissionalizantes foram ministrados em Limoeiro.

Morador do Sítio Travessia, o trabalhador rural Senhor Rosinaldo já trabalhou como tratorista, mas reconhecia não ter o completo conhecimento específico para conduzir um trator dentro das normas de segurança. Ele aproveitou a oportunidade da Prefeitura e do Senar para melhorar o currículo. “Vim tirar o meu diploma. Estou muito feliz. Aprendi muitas coisas que não sabia sobre o trator”, declarou o aluno.

O instrutor do Curso de Tratorista, Marley Cabral, ressaltou, inicialmente, a preocupação da Prefeitura na formação profissional dos munícipes e comemorou a chegada de novos profissionais ao mercado de trabalho. “Eles terminam o curso aptos a trabalhar com segurança e a operar máquinas agrícolas e implementos agrícolas. Gostaria de agradecer essa sensibilidade dos que fazem a Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, algo que não é muito comum no Estado”, pontuou Cabral.

Segundo o instrutor, durante o curso, os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar com tratores de duas marcas. Esta didática tem os objetivos de melhorar o desempenho e ampliar o conhecimento dos alunos. “Tivemos a oportunidade, graças a essa sensibilidade da Prefeitura de disponibilizar dois tratores, de trabalhar com duas marcas diferentes. Isso foi muito importante para a formação”, pontuou Marley. Outros cursos estão sendo planejados para serem lançados ainda neste primeiro semestre.