Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Cumprindo mais uma etapa do plano de governo, após as inaugurações do Laboratório Municipal e da Farmácia Central, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou, nessa quarta-feira (6), o Centro de Controle de Zoonoses. A unidade, que integra o complexo da Vigilância em Saúde – Ambiental e Sanitária, fica na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à FACAL. A data também marcou a formalização da cooperação técnica entre as Prefeituras de Limoeiro e Paudalho para a utilização partilhada de uma unidade do Castramóvel.

Além de exames para identificação e tratamento de doenças de cães e gatos, o equipamento de saúde animal também fará castração. A iniciativa da gestão municipal prevê a realização de 50 procedimentos por semana. Todos os serviços são ofertados gratuitamente. Logo após a inauguração, o Centro de Zoonoses recebeu os primeiros pets para exames preparatórios. O serviço está inserido no plano de atuação da Rede Municipal de Saúde, com custeio total da Prefeitura.

De acordo com o assistente veterinário Elias Dias, os encaminhamentos dos animais se dão através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), mediante alguns pré-requisitos. Bichos oriundos de famílias inseridas na faixa de baixa renda são prioritários. “Os animais devem ser sem SRD, ou seja, sem raça definida, pesando no máximo dezoito quilos. Estamos abertos para cães e gatos, machos e fêmeas, numa meta de cinquenta castrações por semana, uma média de vinte fêmeas e trinta machos”, explicou Elias.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

O assistente detalhou ainda que os atendimentos serão realizados três vezes por semana. Nas segundas-feiras serão realizadas as triagens, momento em que o animal passará por consulta prévia. Nas terças acontecerão as castrações. Por fim, nas sextas, os animais retornam para retirada dos pontos e acompanhamento. O dono do pet também deverá assinar um termo de responsabilidade, para que a anestesia seja aplicada e o procedimento cirúrgico seja realizado.

Durante o ato inaugural, o prefeito Orlando Jorge detalhou que todos os equipamentos e insumos necessários para a montagem do Centro de Zoonoses foram adquiridos pela Prefeitura de Limoeiro dentro de um planejamento que começou em 2021. O gestor municipal garantiu que o serviço será contínuo na gestão. “Chegou o dia de entregarmos à população um serviço altamente gabaritado de saúde pública, cem por cento SUS e com recursos da Prefeitura”, pontuou.

Para o gestor, o cuidado animal precisa ser uma política pública consolidada nos municípios brasileiros com incentivo financeiro. “Vendo as ONGs em Limoeiro fazendo isso de forma voluntária, mesmo estando em nosso plano de governo, a gente entendeu que era preciso acelerar esse procedimento. A gente marca na saúde pública um equipamento de qualidade para as pessoas que gostam do pet e para aqueles animais abandonados nas ruas”, enfatizou Orlando.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Segundo o chefe do Poder Executivo municipal, a Prefeitura de Limoeiro, em parceria com Organizações Não-Governamentais e ativistas da causa animal, também fará ações para castração dos animais de rua, dando, assim, os primeiros passos para o controle da população animal e reduzindo os casos de doenças transmitidas pelos bichos e os acidentes de trânsito. “Estaremos contando com as pessoas que têm essa visão e sensibilidade, pois o pós-operatório não é tão simples. Com os pés no chão, vamos fazendo gestão de custos e com qualidade”, afirmou.

Ele também adiantou que retomará uma parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para os mutirões que aconteciam no município quando ele esteve como secretário municipal de Saúde, de 2009 a 2016. Sobre o castramóvel, Orlando Jorge disse que o veículo será utilizado em ações nos distritos e comunidades rurais, adiantando que o deputado federal Ricardo Teobaldo indicará emenda parlamentar para a compra do Castramóvel de Limoeiro.

“Vamos agendar para Urucuba, Gameleira, Vila Mendes e Ribeiro do Mel, para que os cães e gatos não precisem se deslocar para cidade. Temos também uma experiência com a Universidade Federal Rural que vamos reeditar com os mutirões”, reforçou o prefeito. “Quanto à articulação com o deputado Ricardo, acredito que até o próximo ano teremos o nosso Castramóvel”, completou. O próprio parlamentar, prefeito de Limoeiro de 2009 a 2014, anunciou a indicação do recurso federal durante o evento de inauguração.