A população de Limoeiro ganhou mais dois importantes equipamentos de saúde pública neste primeiro semestre. Foram inaugurados, na noite dessa terça-feira (5), o Laboratório Municipal Dr. Afrânio Jorge Magalhães e a Farmácia Central Vereador Nino Luiz. Os nomes escolhidos prestam homenagens, em memória, ao médico e ao enfermeiro, respectivamente, que durante décadas prestaram serviços na área da saúde, contemplando, principalmente, famílias mais necessitadas.

Instalados na Avenida Severino Pinheiro, no Centro, o Laboratório e a Farmácia integram o plano de recuperação, melhoria e ampliação da Rede de Saúde Municipal instituído pela gestão. “De forma conjunta, trabalhamos para montar uma estratégia para servir melhor ao nosso povo”, destacou o prefeito Orlando Jorge. Ele classificou como “justa” a escolha dos nomes dos homenageados, relembrando a trajetória deles a serviço dos pacientes de Limoeiro e Região.

O Laboratório oferta 125 tipos de exames, entre hematológicos, bioquímicos, hormonais e marcadores cardíacos. Os encaminhamentos são feitos pelas Unidades Básicas de Saúde. Após o cadastro na recepção, o paciente é encaminhado para coleta. Em seguida, recebe o protocolo com código e senha de acesso, onde o resultado pode ser conferido pelo site www.limoeiro.pe.gov.br, através do ícone Resultado de Exame, ou pelo aparelho celular, com direcionamento da câmera para o QR Code.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Caso o usuário não tenha acesso aos meios digitais, também é possível o recebimento do documento físico na recepção do laboratório. “Um ponto bastante importante é que nossos profissionais também terão acesso. Então, a partir do momento que o médico da UBS solicita os exames e o paciente retorna, se por acaso ela não leve os resultados, os profissionais terão acesso por meio do nosso sistema de automação”, explicou a secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally.

Ela também enfatizou que os exames oferecidos pelo Laboratório Municipal têm padrão “ouro” para conclusão de diagnóstico. Em outras palavras. apresentam alto grau de qualidade e acerto nos resultados. “Os exames laboratoriais fazem toda a diferença na hora de se fechar um diagnóstico precoce. E agora tudo isso está à disposição da população de Limoeiro”, reforçou Sonally, ao garantir que todos os profissionais lotados no espaço são altamente capacitados nas áreas de atuação.

Para a montagem do laboratório, um dos mais modernos do Estado de Pernambuco, a gestão buscou parcerias com a iniciativa privada. “Temos um equipamento de Saúde com tecnologia inovadora, numa parceria com representantes da Roche (laboratório) em Pernambuco. São equipamentos que a Prefeitura não comprou. É uma parceria que implantamos há quatro anos em Paudalho e estamos materializando em Limoeiro”, comentou Orlando. A ação faz parte do plano de governo da gestão municipal.

De acordo com a biomédica Conceição Ferreira, a maioria dos exames terão os resultados divulgados no mesmo dia. Caso não seja possível diante da complexidade, o paciente terá acesso no dia seguinte. “Os nossos equipamentos são muito ágeis, e certamente conseguiremos entregar os resultados em pouco tempo”, explicou Conceição. A profissional também lembrou que a unidade realiza vários testes, inclusive, os que integram o plano de atendimento às gestantes.

A Farmácia Central, que antes funcionava na sede da Secretaria de Saúde, num espaço pequeno para a demanda diária, ganhou mais espaço, conforto e climatização. “Vamos ter a certeza de que o medicamento chegará às mãos do cidadão. Aqui será o quartel general da assistência farmacêutica ao nosso povo”, afirmou o prefeito. Mesmo com a Central, as farmácias das UBS estão mantidas para garantir aos moradores da Zona Rural ou com mobilidade reduzida o pleno atendimento.

Para a secretária, os pacientes também ganham agilidade e praticidade com a nova Farmácia. “A anterior era um espaço pequeno, onde as pessoas ficavam num corredor. Não tinha como a gente ter um grande estoque de medicamentos, até por conta do espaço físico da Secretaria”, justificou Paloma. Com a nova estrutura, há melhor atendimento para dispensação de medicamentos controlados e de uso contínuo, além de insulinas. Para garantir segurança e transparência, o local é monitorado por sistema de câmeras.