Limoeiro mostra qualidade. Assim aconteceu a 42ª Exposição Regional de Animais e a 12ª Festa do Agronegócio. Promovidos pela Sociedade dos Criadores de Limoeiro (SCL) e pela União Nordestina da Agropecuária (UNA), no período de 24 a 28 de agosto, no Parque de Exposição Dr. Emídio Cavalcante, os eventos agropecuários contaram com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.

Durante cinco dias, animais de várias espécies e raças desfilaram pelas três pistas do parque, comprovando a alta qualidade genética desenvolvida pelos criadores de várias regiões nordestinas. A exposição também oportunizou rodadas de negócios, palestras técnicas, praça de alimentação, comercialização de animais, mostra de produtos e máquinas agrícolas, além do setor de diversão, com shows gratuitos durante o fim de semana.

“Ficamos muito felizes. A gente trabalha e o merecimento é o que vimos: o pessoal prestigiando e Limoeiro vibrando, pois a finalidade nessa área de agropecuária é fazer um bom trabalho para isso refletir e dar um alto astral à nossa cidade. Limoeiro merece esse carinho e esse trabalho”, destacou o presidente da SCL, José Matias. Ele também ressaltou a importância da parceria firmada com a gestão municipal para o sucesso do evento, que esteve suspenso por dois anos devido à pandemia da Covid-19.

Para o prefeito Orlando Jorge, a Exposição faz parte do calendário de eventos da cidade, sendo “degrau” para o desenvolvimento rural. “É um marco importante na história de Limoeiro, pois atrai o Agronegócio do Nordeste. É com alegria que recepcionamos os bancos, as empresas e o público em geral”, comentou. O chefe do Executivo ainda citou o importante apoio na logística e preparação do parque para o evento, além de garantir a programação de shows com portões abertos.

Atuando como organizador e expositor no evento, o presidente da União Nordestina da Agropecuária (UNA), Orlando Duarte, comemorou a lotação dos pavilhões e afirmou que a qualidade dos animais expostos comprovou que o rebanho pernambucano voltou a ganhar destaque no cenário nacional, assim como ocorreu nas décadas anteriores, com o município de Limoeiro sendo centro pecuário de genética para inúmeras espécies de bovinos.

“Temos animais que adquirimos aquele carinho e aquele gosto como membro da família. Mas existe o criador selecionador que tem os animais que ele aparta para mostrar, inclusive, nas exposições, o trabalho genético que ele tem feito e, com base nisso, montar o time para mostrar qualidade e evoluir geneticamente”, explicou Duarte. O presidente da UNA ainda fez menção à introdução da tecnologia das propriedades para melhoramento dos rebanhos.

A Exposição Regional de Animais e a Festa do Agronegócio de Limoeiro contaram por mais um ano com uma área reservada para exposição e comercialização das peças produzidas pelos artesãos locais e regionais, fortalecendo a Economia. No encerramento, mantendo a tradição, o bingo da Paróquia Nossa Senhora do Carmo movimentou o parque com grande número de visitantes, provando que o evento também pode ser chamado de festa da família.