Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Representantes da Prefeitura de Limoeiro e da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (13), na sede da Diretoria Executiva da Mulher, para o relançamento da Patrulha Maria da Penha. Há exatamente uma semana houve a retomada da operação, por meio da Diretoria de Articulação de Direitos Humanos da Polícia Militar, nas regiões do Estado de Pernambuco, especificamente na Área Integrada do Interior (Dinter I).

Sediada em Limoeiro, a 6ª CIPM buscou firmar parceria com a gestão municipal para fortalecer o trabalho de proteção direcionado à mulher. “Estamos ativando uma guarnição durante o dia, das sete da manhã às dezenove horas, e, em consequência dessa ativação, achamos interessante fazer uma parceria com a Diretoria da Mulher. Hoje, em Limoeiro, estamos começando essa parceria mais ativa”, explicou o comandante da companhia, Major PM Belarmino.

O oficial também garantiu que as demais guarnições da PM seguirão na atuação de rotina, com rondas ostensivas na cidade e nas comunidades rurais. “São guarnições que temos durante vinte e quatro horas. Seja na Patrulha Rural ou na Patrulha Maria da Penha, vamos continuar fazendo o mesmo trabalho”, disse Belarmino. Além de Limoeiro, a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar atua nos municípios de Cumaru, Feira Nova, Machados, Passira e Salgadinho.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Com a parceria oficializada entre a Prefeitura e a PM, as limoeirenses passam a contar com mais um equipamento de proteção contra a violência. “Isso auxiliará o acompanhamento das mulheres que foram vitimas de violência doméstica e que solicitaram medida protetiva. Então, a Polícia Militar fará visitas a essas mulheres para saber se, de fato, a decisão judicial de se manter o agressor afastado dessa vítima está acontecendo”, explicou Denise Ramos, diretora executiva da Mulher de Limoeiro.

O acompanhamento que será feito pela Patrulha Maria da Penha na fase posterior ao atendimento inicial, prestado na Diretoria Executiva da Mulher, é considerado “a ação mais importante” por Denise Ramos. “A gente não consegue fazer um trabalho de qualidade sozinho. A gente precisa dessa rede de apoio para prestar um serviço de maior qualidade às mulheres e, com isso, fazer com que elas se encorajem, divulguem e denunciem as violências que acontecem no âmbito doméstico”, completou.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, também ressaltou a importância das parcerias firmadas pela gestão municipal, dessa vez com a Polícia Militar. “Nós, enquanto Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Diretoria Executiva da Mulher, vivemos situações que têm ‘n’ variáveis e dependem de outros serviços. Hoje é um dia muito importante porque uma parceria está se concretizando”, analisou Flávia.

A secretária lembrou que os policiais militares já vinham desenvolvendo o trabalho, mas sem uma parceria. “Qual o papel de cada um? Enquanto cidadão, independente de secretaria, é prevenir a violência contra a mulher. É denunciar e evitar o que a gente nunca quer que chegue, que é o feminicídio. Quando temos uma parceria com uma equipe da polícia que foi previamente capacitada, é para somar na garantia do direito do cuidar e acompanhar essa mulher vítima de violência”, finalizou.