Os moradores de Limoeiro já respiram o clima junino com o início da decoração do município e algumas prévias de arrasta-pé. E a festança ficará ainda melhor. Na noite dessa sexta-feira (10), o prefeito Orlando Jorge anunciou, oficialmente, dezenas de atrações que animarão o tradicional São João da Rua da Alegria. O lançamento do evento aconteceu no Palhoção do Velho de Ribeiro do Mel, em frente à Rádio Cultural FM, na Rua da Alegria. Serão sete dias de festa em dois palcos. A programação conta com artistas locais, regionais e nacionais. Forró pé serra, forró das antigas, ciranda e coco de roda não vão faltar.

As apresentações acontecerão nos dias 22, 23, 24, 25, 26, 28 e 29 de junho. Durante o anúncio da programação, o gestor também apresentou o nome do homenageado da festa. O escolhido, em memória, foi Manoel Barbosa da Silva, o popular “Pipoca”. Considerado um entusiasta da Cultura Popular, ele era fã declarado de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Moreira da Silva. Morador da Rua da Alegria, o homenageado sempre esteve engajado nas organizações das festas juninas do local.

“É uma homenagem que também se estende a toda família. Um homem amigo do povo, amigo de todos e morador na Rua da Alegria. Para nós, é uma alegria muito grande fazer essa homenagem a Pipoca”, comentou o prefeito. “Serão sete dias de festa que a comunidade, a juventude e o comércio estavam esperando. Vamos aquecer todos os restaurantes e aqueles que vendem cerveja, água e lanche. Vamos organizar a Rua da Alegria para fazer um grande São João”, completou.

De acordo com Orlando Jorge, quem desejar comercializar na festividade junina não pagará taxa. Ele também afirmou que o espaço será aberto exclusivamente para os comerciantes da cidade. O cadastramento e o posicionamento dos barraqueiros e gasoseiros no corredor do evento ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. A sede da pasta é o prédio do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, que fica na Praça da Bandeira, no Centro de Limoeiro.

O chefe do Executivo ainda lembrou que o município está em situação declarada emergência, com reconhecimento do Governo Federal, em decorrência das fortes chuvas que atingiram Limoeiro nas últimas semanas e, por isso, paralelamente ao evento ocorre uma força-tarefa para recuperação de estradas, pontilhões e passagens molhadas afetadas. Essa situação acabou motivando o cancelamento do polo junino do Parque de Exposição.

“Estive com o promotor de justiça e ele categoricamente disse que, diante do que vem ocorrendo no Nordeste, shows com atrações nacionais, mesmo tendo articulação para conseguir recursos fora, nos tomamos a medida certa, pois ele já estava com a liminar pronta para cancelar o São João. Como a gente faz a coisa com responsabilidade, nós antecipamos. Prestei atenção e tomei a decisão, acredito que correta. Vamos recuperar as estradas, apoiar as famílias e fazer uma grande festa”, pontuou.

A programação do Palco Principal e do Palco Cultural pode ser acessada nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Limoeiro: Instagram e Facebook.