A melhoria da Educação segue entre as prioridades da Prefeitura de Limoeiro. Seja na valorização profissional ou na garantia estrutural das unidades de ensino, as ações e os investimentos estão sendo planejados e executados. E fruto de estudos que começaram ainda em março de 2021, com apenas três meses de gestão, o prefeito Orlando Jorge assinou, na manhã desta sexta-feira (20), ordem de serviço para reforma, reestruturação e ampliação de 22 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Segundo o gestor municipal, os recursos da ordem de R$ 2,977 milhões estão garantidos e são oriundos de repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e de economia da Secretaria Municipal da Fazenda. Fora desse pacote anunciado, há três escolas e uma creche sendo reformadas com recursos próprios dos cofres municipais. A previsão é de que os serviços sejam finalizados dentro de doze meses, a contar de maio deste ano.

Na semana anterior, o prefeito cumpriu agenda administrativa no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) para assinar um Termo de Ajuste de Gestão (TAG), com o compromisso de regularizar pendências e irregularidades detectadas nas estruturas das escolas durante auditoria realizada pela equipe de Engenharia do TCE. Para o chefe do executivo, o TAG reforça a transparência da gestão municipal, que contará com o acompanhamento do controle externo do órgão de fiscalização estadual.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Para o controle interno, além da equipe de engenheiros e arquitetos do município, Orlando também convocou a comunidade escolar para ser “olhos” na fiscalização das obras. “Concluímos todo o processo de burocracia, elaboração de projeto, análises e exigências. Agora temos a honra de vir à Escola João Duarte para assinar simbolicamente a ordem de serviço, para que essas obras se deem da melhor forma possível. Por isso, peço aos gestores, professores e alunos que acompanhem”, enfatizou.

Os técnicos das secretarias de Educação e de Infraestrutura vão trabalhar integrados no planejamento para garantir que as aulas ocorram paralelas às obras. O prefeito explicou que, quando necessário – por exemplo, intervenção no telhado –, as aulas podem ser remotas por determinado período. Também existe a possibilidade de deslocamento temporário para imóveis próximos. “Todas as ações para garantia de segurança dos alunos, pais e funcionários estão na pauta”, garantiu Orlando.

Durante o ato de assinatura, o gestor detalhou que as unidades de ensino passarão por reforma e recuperação física (paredes, piso e telhados), hidráulica, elétrica e pintura. Em algumas escolas, também haverá ampliação do espaço. “Vamos acompanhar de perto, como faço todos os dias, visitando as obras para ver a qualidade do serviço prestado. Não sou engenheiro nem arquiteto, mas presto atenção. E tem que ser bem feito, pois está sendo pago”, afirmou o prefeito.