Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro iniciou a reforma e revitalização do prédio do Mercado Público Municipal, também chamado de “Mercado de Farinha”, no dia 1° de julho. Aguardada há vários anos, a obra está sendo realizada por etapas, para que não aconteça o fechamento total do prédio por longo período e os trabalhadores não tenham prejuízo. De acordo com o empresário Antônio Gabriel, proprietário da Camará Engenharia, empresa responsável pela obra, as primeiras ações estão sendo a remoção das tintas dos portões e a remoção das luminárias.

“O primordial nessa primeira etapa será mexer na parte do telhado. A equipe já está trocando a manta e boa parte das telhas da área mais superior, para a gente ver se resolve de vez essa questão da infiltração”, explicou Antônio. Ele detalhou que, inicialmente, oito operários estão atuando ativamente na obra, sendo cinco no telhado e três nos portões. O empresário também adiantou que mais dois trabalhadores serão contratados para reforçar os serviços no telhado, dando prioridade a residentes em Limoeiro com experiência na área.

A construtora planeja que a obra fique pronta dentro de 120 dias, sem descartar a possibilidade de um tempo maior por conta do período chuvoso no município. “Essa reforma está programada para quatro meses, inicialmente. Claro que estamos num período de chuva e, como a gente estamos mexendo num telhado muito grande, a chuva sempre atrapalha essa parte de coberta. Mas a programação realmente está em quatro meses”, destacou o empresário, que pessoalmente tem acompanhado e coordenado a execução das etapas.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O prédio tem 125 anos de fundação e é subordinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio. Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Orlando Jorge disse que a reforma faz parte de uma série de iniciativas da gestão para intensificar o Turismo e preservar o patrimônio público da cidade. “A reforma do Mercado Público faz parte de um processo de oportunidades. Vamos melhorar a vida das pessoas que trabalham direta ou indiretamente nesse espaço”, garantiu o chefe do Poder Executivo.

Presidente da Associação do Mercado Público e Feirantes, o comerciante Vanderlei Melo acredita que a revitalização do espaço vai melhorar as condições de trabalho dos comerciantes e vai proporcionar um ambiente mais agradável para trabalhadores, consumidores e turistas. Além de boxes de cereais e produtos em geral, também existem opções para alimentação. “Essa obra é um anseio de todos que trabalham aqui. E toda a categoria de comerciantes e feirantes terá o compromisso de manter o padrão de qualidade estabelecido pela reforma”, afirmou Vanderlei.

Cronograma da reforma

Após a primeira etapa, que consiste em portões e telhado, será utilizado granilite para polir todo o piso do Mercado Público. Os banheiros serão recuperados, com recolocação de nova cerâmica do piso ao teto.

Também será feito um filtro anaeróbio, atendendo às exigências da Vigilância Sanitária, pois a fossa do prédio, atualmente, não tem capacidade suficiente para suprir a demanda do local. Na parte elétrica, por sua vez, serão instalados medidores de energia em todos os 66 boxes para que cada comerciante pague de forma Individualizada a fatura da energia.