Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Na próxima sexta-feira (29) e no próximo sábado (30), a Prefeitura de Limoeiro – por meio da Secretaria Municipal de Saúde –, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e o Governo do Estado de Pernambuco promoverão uma campanha de doação de sangue no município de Limoeiro. A ação marca o retorno das coletas – que estavam suspensas nesse formato por conta da pandemia – sob a articulação da Agência Transfusional do Hemope em Limoeiro.

Com a flexibilização para o retorno das atividades em meio à pandemia da Covid-19, Limoeiro será um dos primeiros municípios do interior a voltar a receber a equipe do Hemope. Nos dois dias, a coleta acontecerá no prédio da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal), na Avenida Jerônimo Heráclio, no Centro, em dois períodos: das 9h às 12h e das 13h às 15h. Durante a semana, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), capacitados na semana anterior, estão realizando pré-cadastros para os interessados em doar sangue.

Durante visita ao centro comercial da cidade, nesta quarta-feira (27), a assistente social do Hemope, Lucineide França, juntamente com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e servidoras da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um trabalho de busca ativa de doadores e reforçou a importância da solidariedade para garantir o estoque dos bancos de sangue, possibilitando a realização de milhares de cirurgias eletivas programadas nos hospitais da rede de saúde pernambucana. Ela também concedeu entrevistas às emissoras de rádio locais, ampliando o alcance da convocação.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Para doar, os requisitos são: ter entre 16 e 60 anos de idade; ter mais de 50 quilos; estar bem de saúde; não estar fazendo uso de medicações, principalmente as controladas; dormir bem as seis horas que antecedem a doação; estar bem alimentado, porém evitar comidas gordurosas; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; estar com documento original com foto (RG, carteira de habilitação ou carteira profissional); além da entrevista de triagem com o médico.

De acordo com a assistente social, pessoas que realizaram endoscopia ou colonoscopia só podem doar sangue depois de seis meses. Já aquelas que realizaram procedimentos de pigmentação, tatuagem, acupuntura e piercing só estão autorizadas à doação após um ano. “É uma satisfação muito grande retornar a Limoeiro, que sempre tem uma resposta muito positiva de doação de sangue. Estamos contando com toda a população, pois a cada doação estamos salvando até quatro vidas”, destacou Lucineide.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Durante dois anos de pandemia do novo coronavírus, o Hemope registrou uma queda de 30% no número de doações. Além disso, as restrições sanitárias também impediram que a equipe realizasse as coletas externas. Mas, neste retorno, o resultado tem sido positivo. “Graças a Deus, a resposta tem sido boa”, afirmou a assistente. Ela lembrou que existe limite de candidatos à doação por dia. “Em Limoeiro, temos cem candidatos por dia. Temos a certeza de que vamos alcançar essa meta”, pontuou.

Segundo Lucineide França, no segundo semestre, Limoeiro receberá nova campanha, a partir de agosto, para manter o estoque estratégico dentro da expedição. Ela revelou que, atualmente, o Hemope atende mais de 190 hospitais da rede pública e, por isso, é preciso manter o estoque para atender à demanda de Pernambuco. “Para isso, temos que contar com a presença da população, homens e mulheres. Os homens podem doar a cada três meses; as mulheres, a quatro meses”, explicou.