O ano de 2022 começou a todo vapor. Na manhã desta segunda-feira (3), primeiro dia útil do ano, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, entregou os novos fardamentos e os novos materiais de expediente para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. Os kits são compostos por fardamentos, camisas com proteção UV, protetor solar e balança digital. A entrega foi realizada no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL).

No evento, também foram entregues aos trabalhadores os certificados da Capacitação dos Profissionais de Saúde de Limoeiro. Realizados na FACAL em novembro e dezembro de 2021, em parceria com o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), os cursos foram divididos em três eixos temáticos: Humanização, Previne Brasil e Reabilitação Pós-Covid.

A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, comemorou as iniciativas da gestão municipal. “É um momento muito marcante para todos nós que fazemos o SUS. Quero aproveitar para desejar um Ano Novo com muita paz, saúde, realizações e conquistas na vida de cada um de vocês. Passamos por todas as dificuldades de 2021 e queremos que o ano de 2022 seja melhor. Para isso, é necessário que continuemos valorizando o trabalho dos Agentes de Saúde, que fazem a ponte da população com o nosso sistema de saúde pública”, enfatizou.

O prefeito Orlando Jorge também participou do evento e deixou uma mensagem aos profissionais presentes. “Trata-se de um investimento da Secretaria de Saúde para continuar atendendo aos critérios sanitários estabelecidos e, também, para manter a excelência na qualidade do atendimento e organização e agilidade para as Unidades Básicas de Saúde, além de proteção para os agentes e comodidade para os pacientes”, destacou o gestor.

A ACS Valdeluce Albuquerque, que atua no SUS há 27 anos, foi uma das profissionais contempladas pelo novo kit e pela capacitação. A agente elogiou o apoio do governo municipal ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que deixam os moradores das comunidades informados sobre os cuidados com a saúde, as políticas públicas da área de Saúde e os encaminhamentos às UBS’s. “Para nós, que somos militantes do SUS, fazemos visitas domiciliares, acolhemos e informamos as pessoas, é muito gratificante ver todo esse reconhecimento. Somos profissionais relevantes porque fazemos parte do cotidiano das pessoas. Por morarmos na área onde trabalhamos, fazemos parte do contexto social dela, convivemos com os moradores, conhecemos os problemas da comunidade e fazemos as visitas rotineiras”, pontuou.

Covid-19 e H3N2

A coordenadora da Atenção Básica de Limoeiro, Emanuella Kethully, aproveitou o encontro com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os concluintes da Capacitação dos Profissionais de Saúde de Limoeiro para alertar os agentes sobre o cenário epidemiológico no município com a pandemia da Covid-19 e a epidemia de Influenza no radar.

“Se o paciente ou a paciente apresentar sintomas gripais, fizer o teste rápido de Covid e o resultado do teste for negativo, ele ou ela deverá ser encaminhado para fazer o teste RT-PCR, que informará um resultado mais preciso sobre o coronavírus, visto que os sintomas mais graves da Covid se manifestam após o 7° dia de infecção. Em relação à Influenza H3N2, o teste é feito em casos graves ou em óbitos com suspeita de Influenza”, explicou Emanuella.

Quer saber quais são as semelhanças e as diferenças entre Covid-19 e H3N2? A Prefeitura de Limoeiro explicou no Instagram e no Facebook.