Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Limoeiro e o Credcesta possibilitará aos servidores municipais acesso facilitado a crédito financeiro. O convênio foi assinado na manhã desta quarta-feira (5), na sede do Governo Municipal. Credcesta é um cartão de benefícios consignado em folha de pagamento da bandeira Visa. Ele não tem taxa de adesão nem anuidade, estando disponível para todos os servidores públicos municipais. Além disso, é exclusivo para compras em Limoeiro, limitando-se ao Código de Endereçamento Postal (CEP) do município: 55700-000.

A parceria surge para o fortalecimento da Economia local, pois os valores contratados serão gastos exclusivamente no município. “O servidor tem duas modalidades nesse cartão. Os efetivos têm tanto cartão de crédito quanto saque fácil. Os comissionados e os contratados têm direito apenas ao cartão de crédito. O limite será de acordo, não somente com o salário do servidor, mas com a margem que será analisada pelo banco. Ou seja, cada servidor terá um limite diferente”, explicou a gerente de expansão da Credcesta, Fernanda Moreira.

Os servidores efetivos da Prefeitura de Limoeiro interessados no crédito – inicialmente por meio do saque fácil – já podem solicitar através da central de atendimento 0800 729 0660. A transação é simples e ocorre via transferência bancária. Aqueles que optarem somente pelo cartão de crédito deverão aguardar a entrega, que deve ocorrer dentro de 30 a 45 dias, segundo a gerente. “Quando os cartões chegarem, faremos uma ação de entrega na cidade. Vamos ter publicidade para que todos fiquem cientes do local e do período da entrega”, detalhou Fernanda.

Todos os servidores receberão o cartão, mas a retirada ou não ficará a critério de cada um. Caso aceite, a funcionalidade acontece com o desbloqueio, que permitirá parcelamento em até 12 vezes. Caso contrário, o cartão retornará à central da operadora. “É uma iniciativa inteligente que veio como proposta exclusiva para prestigiar os funcionários e o comércio local, sem acréscimos e sem juros, mas, sobretudo, com controle financeiro, pois cada qual terá o seu limite”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

O gestor municipal convidou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Limoeiro (CDL Limoeiro), Nilo Queiroz, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Limoeiro (ACIL), Alexsandro Aragão, para acompanhar a assinatura do convênio. Para Orlando, a parceria busca refletir no aumento das vendas, já que as compras serão exclusivas em Limoeiro. “Esse é um detalhe importante para que ninguém saia daqui para comprar em Carpina ou Recife (por exemplo). Acho uma iniciativa importante para fomentar a geração de renda no município”, pontuou.

Diante da novidade, o presidente da CDL vive a expectativa do aumento das vendas no comércio local. “É uma facilidade a mais para os servidores pegarem seu crédito consignado através do cartão, que ficará disponível para ele e, com a maquineta normal, o comércio de Limoeiro vender. É uma venda segura e fácil. É importante que esse dinheiro gire em nosso comércio. A Prefeitura ganha, o comercio ganha, e também o servidor vai ganhar, porque ele pode se programar para parcelar em tantos meses. É uma ideia boa e estamos abraçando”, avaliou Queiroz.

Durante o evento, a representante do Credcesta analisou que, em média, R$ 4 milhões deverão ser injetados no comércio de Limoeiro com a liberação dos créditos. “Vamos ter o privilégio de o cartão ser usado somente no comércio local. O servidor público, ao receber o seu limite, terá a flexibilidade de ter no ato da aprovação um crédito que possa usar como cartão de crédito, que de fato é um cartão, sem ter que fazer cadastro, ou seja, automaticamente terá disponível e já podendo utilizar em nosso comércio”, comemorou Alexsandro.