Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro iniciou uma importante etapa da obra de construção dos novos canteiros da Avenida Severino Pinheiro, no Centro. A ação faz parte do plano de reestruturação da cidade, adotado pela atual gestão, que tem executado o início de novas obras estruturadoras e o reinício daquelas que estavam paralisadas. Uma das principais avenidas residenciais e comerciais do município, a via começou a receber, na manhã desta quinta-feira (22), a etapa de jardinagem.

O serviço acontece por meio de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a empresa EcoJardinagem e Paisagismo. De acordo com a engenheira agrônoma Kessya Leite, o projeto manterá a identidade visual da avenida, preservando a extensão de arborização existente no local, porém, substituindo algumas árvores que precisam de remoção por conta da estrutura danificada, o que gera o risco de tombar e gerar danos físicos e patrimoniais à população.

“Todas essas árvores, inicialmente, foram avaliadas. Esse levantamento está sendo concluído para os canteiros posteriores. Hoje estamos trabalhando com os dois primeiros canteiros. Então, para a execução do paisagismo, inicialmente, foi feito esse levantamento em relação às árvores que estão saudáveis para serem mantidas. Com isso, mantém-se toda questão de arborização e identidade visual da vegetação pré-existente”, detalhou Kessya.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O projeto foi elaborado com foco na redução de custo e na resistência das plantas para “permitir que o jardim seja mantido bonito por um bom tempo”, de acordo com a engenheira agrônoma. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a gestão também investirá na instalação de câmeras de segurança nos locais. A obra será executada em partes. “Inicialmente, estamos executando os dois primeiros canteiros. Vai seguir o cronograma da questão arquitetônica. Do terceiro canteiro em diante ainda há obras de pavimentação, então as áreas de canteiros ficarão disponíveis para serem trabalhadas depois que toda essa parte estrutural for montada”, explicou.

Para Kessya Leite, o paisagismo alinha qualidade de vida com beleza. “O paisagismo não tem só benefícios estéticos, ele traz qualidade de vida. A área fica mais verde. É uma área que vai ter uma identificação muito maior da população. O canteiro será a extensão da nossa casa. Ele foi pensado para que as pessoas tenham essa identificação. E foi muito bem cuidado e trabalhado para justamente trazer qualidade de vida para essa área tão importante da cidade”, pontuou.