Com as recentes chuvas registradas no Agreste Setentrional, a Prefeitura de Limoeiro iniciou o Programa Terra Pronta 2022. Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, centenas de agricultores de pequeno e médio portes terão as terras aradas gratuitamente pela gestão municipal. A previsão é de que os tratores passem por mais de 40 comunidades nas próximas semanas, preparando o solo para o plantio.

“Esses tratores estarão nos quatro cantos do município e, diga-se de passagem, com os pequenos e os médios produtores. Os grandes têm como resolver suas vidas. A Prefeitura é para isso: os pequenos e os médios vão receber os serviços”, destacou o prefeito Orlando Jorge durante o lançamento do programa. Em 2021, a PML realizou a aração de 600 hectares. Mas, segundo o gestor municipal, o quantitativo de terras aradas pode chegar a mil hectares em 2022.

O lançamento do Terra Pronta no início da quadra chuvosa tem sido comemorado pelos agricultores. O planejamento, inclusive, foi reconhecido pelo sindicado da classe. “Nosso agradecimento à gestão por estar trazendo para os agricultores um grande benefício, porque antes, quando era realizado o serviço de aração, já tinha passado o tempo do plantio. E hoje a gente está recebendo no tempo certo”, comentou a presidenta eleita do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Limoeiro, Roseane Barbosa, que será empossada em abril.

O coordenador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Limoeiro, Eudes Cavalcanti, acrescentou que a chegada de sementes de milho e de feijão para os trabalhadores da agricultura familiar da Princesa do Capibaribe está prevista para o mês de março. “Essas iniciativas facilitam o manuseio do solo para os pequenos e médios produtores. Dessa forma, haverá maior praticidade para o trabalho das famílias rurais”, destacou.

Para que as terras sejam aradas, os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, no Bairro do Ponto Certo, a partir das 8h, para solicitar o cadastro. “Tivemos no passado uma aração de terra muito boa, e acredito que este ano será melhor ainda. As chuvas começaram mais cedo, e a gente vai ter mais tempo para arar as terras dos agricultores. Não vamos discriminar ninguém”, garantiu o secretário da pasta, José Félix.

No ato de apresentação dos tratores, ele também fez um balanço das ações que estão sendo executadas pela Prefeitura de Limoeiro na Zona Rural, destacando as melhorias nas estradas vicinais e limpeza de mais de cem barreiros. Equipes de trabalhadores e maquinistas estão diariamente nas comunidades rurais, atuando para garantir a melhor trafegabilidade dos veículos e escoamento das produções, além de mais opções para armazenamento de água.

Novidades para os moradores e moradoras da Zona Rural

No evento de lançamento da programação de aração de terras, o prefeito também anunciou a chegada de uma perfuratriz, máquina para perfuração de poços artesianos. O equipamento, que integra a frota de um consórcio municipal, contemplará as comunidades locais por meio de uma parceria entre as prefeituras de Limoeiro e Paudalho. Orlando anunciou, ainda, que a gestão realizou e encomenda compra de uma plantadeira mecânica para dar mais rapidez ao plantio dos agricultores.

“Quando tiver a terra pronta, a gente começa plantando de forma mecânica, rapidinho. Um hectare em dez, quinze, vintes minutos para fazer ligeiro. No próximo ano, a gente compra outra. E aí a gente vai investindo na agricultura familiar, investindo no pequeno, investindo no trabalhador e na trabalhadora rural”, ressaltou o chefe do Executivo. Com a encomenda realizada, a chegada da plantadeira mecânica deve ocorrer até o início do mês de abril.