Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Limoeiro promoveu a Feira de Artesanato e Gastronomia, contemplando dezenas de artesãos e empreendedores do segmento gastronômico com a oportunidade de exposição e comercialização dos produtos. A segunda edição do evento, realizada no sábado (22) e no domingo (23), na Praça da Bandeira, mais uma vez integrou a programação do Festival das Crianças.

A feira ainda contou com um toque cultural, ofertando ao público a musicalidade e o belíssimo repertório dos cantores limoeirenses Saulo de Tarso e Paula Peixoto. Também houve contação de história para a criançada: a narrativa “Mateus, o Sonhador” retrata a rotina de um menino que gosta de exercitar a imaginação e praticar brincadeiras eternizadas no imaginário popular

Idealizada pela atual gestão, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, a Feira de Artesanato e Gastronomia tem sido mais uma ação de fortalecimento do empreendedorismo. Nesta edição, aproximadamente 50 expositores (artesanato e gastronomia) tiveram espaço garantido. “Foi uma oportunidade ímpar de dar visibilidade a eles que trabalham e podem cada vez mais empreender no seu segmento. Estamos muito felizes com essa realização”, destacou a secretária da pasta, Dolores Carmen.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Diante do sucesso do evento, ela revelou que pedidos estão sendo feitos para que a “feirinha”, como carinhosamente muitos comerciantes e clientes chamam, seja estendida para outras datas. “Já estamos com pedidos de toda a comunidade para a próxima edição e para que a gente possa fazer com que a ‘feirinha’ aconteça em outros momentos”, pontuou. “Já está se tornando tradição. O Festival das Crianças consegue proporcionar para o limoeirense o que ele mais gosta, que é visitar a Praça da Bandeira com a família”, completou.

Prestigiando a Feira de Artesanato e Gastronomia de Limoeiro, o vice-prefeito José Barbosa Neto afirmou que os artesãos e os comerciantes que atuam na área de doces, lanches e salgados estão tendo voz e vez com a iniciativa da Prefeitura. “No plano de governo, tivemos a preocupação com os artesãos. É tanto que sempre os apoiamos, a exemplo da Fenearte”, relembrou. Ele ainda fez referência à Casa da Cultura, que será inaugurada em breve, garantindo um espaço contínuo para artesãos e artistas comercializarem e se apresentarem para os moradores e turistas.

Responsável pela confecção do famoso boneco “Mané Gostoso”, o artesão Jorge Raimundo comemorou o resultado da Feira de Artesanato e Gastronomia. “Estou pela segunda vez. No ano passado teve e também participei. Foi muito bom. E este ano também está sendo muito bom”, disse. Quem também ficou feliz com o resultado foi o artesão Jorge Alves. “É um prazer enorme participar mais uma vez. Trazer a nossa arte para expor na rua é gratificante”, comentou. Ele expôs pratos e filtros decorativos, com pintura personalizada.

Integrante da equipe técnica da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o diretor de Turismo, Gabriel Ferreira, analisou que o momento também serviu para tornar artesãos e produtos mais conhecidos aos olhos do público. “Eles puderam expor o que de fato muita gente também desconhece, e a gente percebe que as pessoas criam essa expectativa e a curiosidade nas peças produzidas pelos artesãos. Aqui é uma oportunidade de expor e mostrar o melhor que Limoeiro tem”, avaliou o turismólogo, confiante de que o evento possa prosperar e aumentar a cada ano.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro