Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Dentro do calendário esportivo do município, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, retomou a tradicional Corrida da Fogueira. Nas primeiras horas desta quarta-feira (29), Dia de São Pedro e São Paulo, mais de 160 atletas locais e visitantes percorreram as principais ruas da cidade, perfazendo aproximadamente 5 quilômetros de emoção e superação. As últimas corridas promovidas pela gestão municipal ocorreram no formato virtual devido à pandemia do novo coronavírus.

Na categoria feminina, a bandeira da Princesa do Capibaribe ocupou o lugar mais alto do pódio. A atleta Maria José Felipe Neta (Lia) fez o melhor tempo e conquistou o título da prova, ampliando uma sequência de títulos nos últimos meses em provas regionais. A experiente Maria José dos Santos Ramalho (Mazé), representante do município de Passira, ficou em segundo lugar; enquanto a jovem Anaiara Duarte da Silva Pereira, da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, completou o pódio com a terceira colocação.

Entre os homens, Paulo Gonçalo da Silva Júnior, de Feira Nova, superou todos os adversários e retornou à “Terra da Farinha” com mais um título. Logo em seguida, o limoeirense Aldemar Albuquerque (Aldo) manteve a regularidade nas passadas e conquistou o segundo lugar da prova, colocando Limoeiro mais uma vez no pódio. A terceira colocação foi ocupada pelo visitante Paulo José de Sousa Sobrinho, de São Lourenço da Mata, uma das grandes promessas do atletismo pernambucano.

O prefeito Orlando Jorge, que acompanhou o evento esportivo da largada à premiação, comemorou o resgate da tradicional Corrida da Fogueira. “Para nós que fazemos a gestão municipal, é uma honra resgatar todo esse costume que a população de Limoeiro tem, sobretudo, no desporto. A Corrida da Fogueira é uma tradição centenária em Limoeiro. Então, com a festa da Rua da Alegria e o tradicional São João, a corrida abrilhanta o feriado de São Pedro e toda a atividade esportiva ao longo da sua história”, comentou.

Foto: Jair Ferreira

O gestor adiantou que a Prefeitura de Limoeiro realizará, em julho, a Corrida da Emancipação. Ele também ressaltou a importância da efetiva participação dos jovens na corrida, além da presença de atletas experientes que estimulam novas gerações. “Nossa gestão está feliz com toda essa participação”, reforçou. Em conversa com a equipe da Diretoria de Esportes, responsável pela coordenação técnica dos eventos, Orlando reafirmou que deseja resgatar os grandes eventos esportivos da cidade.

O diretor executivo de Esportes de Limoeiro, Gustavo Pereira, avaliou positivamente o evento na volta presencial. Para ele, o expressivo número de inscritos na Corrida da Fogueira – numa manhã pós-noite junina – comprova a importância do torneio para a região. “É uma corrida muito tradicional na cidade que faz parte do calendário há décadas”, pontuou. Ele detalhou que a pasta pretende fazer quatro corridas durante o ano: a de São Sebastião, a da Fogueira e a da Emancipação, além de uma no fim do ano.

O mesmo clima de satisfação foi vivenciado pelos atletas. A campeã Maria José, ou simplesmente “Lia Corredora”, relembrou a fase difícil por dois anos sem atividades presenciais, mas também comemorou o retorno das provas na cidade natal, com direito a troféu de campeã. “Durante essa pandemia não tínhamos participado de nenhuma corrida presencial. E levar um troféu e uma medalha na minha cidade é uma alegria muito grande. Por onde vou, faço questão de levar o nome de Limoeiro. Sou Lia de Limoeiro”, finalizou.