Com o olhar voltado para o fortalecimento do artesanato, a Prefeitura de Limoeiro promoveu, nessa quinta-feira (7), em parceria com o Sebrae Pernambuco, o Empreende Artesão. Por meio de trabalho integrado entre a Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e a Diretoria Executiva de Indústria e Comércio, foram ofertados serviços gratuitos de emissão e renovação da Carteira Nacional do Artesão, apoio jurídico e formalização, além de oficina de técnicas de vendas.

“Esse momento traz uma importância para o profissional que trabalha diretamente com o artesanato. Além de garantir a emissão e a renovação da carteira profissional de artesão, teve a oficina para conhecimento das técnicas de vendas. É importante que, além do reconhecimento através da Carteira Nacional do Artesão, eles também aprendam as técnicas de vendas para poder comercializar seus produtos”, destacou o gerente de Turismo, Gabriel Ferreira.

De acordo com dados do Cadastro Municipal de Artesãos, atualmente, o município conta com cerca de 70 artesãos em atividade. “É importante que todos tenham a oportunidade de participar das ações conjuntas. E, como recentemente passamos a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, conquista desta atual gestão, tendo em vista ter ficado de fora em 2019, damos esse passo importante. Chegou a hora de reorganizarmos esse setor”, garantiu Ferreira.

Para o diretor executivo de Indústria e Comércio, Diego Feghalli, a carteira representa o reconhecimento e a representatividade do profissional. “Precisamos sempre dar força ao artesão limoeirense. Sabemos que eles são reflexo da nossa cultura e refletem a nossa força, a nossa a garra, a cara da nossa gente. Essa carteira com a chancela do Sebrae garante que eles possam se apresentar em qualquer lugar do país como artesãos”, comentou Fegali.

Novos cursos e capacitações direcionados para outros setores do Turismo estão sendo planejados. Áreas como Hotelaria e Gastronomia também serão contempladas pela Prefeitura de Limoeiro e pelo Sebrae. Inclusive, estão abertas as inscrições para o curso de garçom. Para se inscrever, é necessário se dirigir à Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Praça da Bandeira), das 8h às 13h, com as vias originais do RG e do CPF. As aulas acontecerão na Diretoria Executiva de Indústria e Comércio, entre os dias 18 e 29 de abril.