Com o objetivo de ofertar espaço físico adequado para garantir a qualidade dos serviços ofertados na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, inaugurou as novas instalações da Escola Luís Sátiro Pereira, na Vila Mendes. A unidade educacional passou pelos serviços de reforma, recuperação e ampliação da estrutura física, renovação dos setores elétrico e hidráulico, além de aquisição de nova mobília.

De acordo com o plano de reformas da gestão, mais de 20 escolas, na cidade e na zona rural, estão sendo contempladas com as requalificações. As melhorias das condições de trabalho dos profissionais e dos serviços ofertados à comunidade escolar fazem parte do planejamento do governo municipal. Para isso, a administração adotou um cronograma que vem sendo acompanhado pessoalmente pelo prefeito Orlando Jorge e pelo secretário da pasta, Fernando Melo.

“É importante que possamos dizer aos pais, professores e alunos a necessidade de termos um ambiente saudável, acolhedor e humanizado. Essa escola tinha um telhado em ‘v’, com a calha no meio, e todo inverno era ‘um Deus nos acuda’. A gente inverteu o telhado e requalificou a escola. Renovamos a rede elétrica, revestimos toda em cerâmica e piso de granilite de qualidade para ter durabilidade. Fizemos uma reforma bem-feita”, ressaltou o gestor do município.

Durante a solenidade de reinauguração, Orlando reafirmou que tem trabalhado para que o mesmo processo realizado na Escola Luís Sátiro Pereira ocorra nas demais unidades da Rede Municipal, incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil, popularmente conhecidos como creches. “Na nossa gestão iniciamos ou damos continuidade para concluir a restauração do equipamento e entregar à comunidade de forma consagradora. Não é reforma de ‘faz de conta’ ou ‘meia parede’. É reforma de qualidade”, garantiu.

A decisão de reconstruir a escola foi tomada em abril deste ano. Desde aquela data, os setores educacionais não cessaram para que, ainda dentro do ano letivo, a escola fosse entregue à comunidade. “A estrutura estava muito mal conservada. Parecia que chovia mais dentro do que fora da escola. Tomamos a decisão, tivemos a conversa com o prefeito, o projeto foi iniciado e o resultado deste trabalho está aqui, um ambiente totalmente recuperado: uma nova escola”, destacou Fernando Melo.

Desde 2021 lotada na escola, a atual gestora educacional, Edinalva Gomes, acompanhou todas as fases difíceis pela falta de estrutura. “Acompanhei o sofrimento da falta de água, dos buracos nas salas, das portas e dos banheiros quebrados, das instalações elétricas descobertas e do vazamento da caixa de água. Meu medo era que as paredes desabassem. Era difícil o trabalho da gente. Mas agora o sonho foi realizado”, comemorou a gestora, que coordena 92 alunos.

O mesmo clima de comemoração foi vivido pela senhora Maria Andreza, moradora da Vila Mendes e mãe de aluna do primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. “A situação era difícil. Molhava muito o chão e pingava do teto (quando chovia), com o risco de a criança cair. Agora está muito lindo e maravilhoso. Estou muito emocionada com a escola, porque via a situação precária. Está parecendo uma escola particular. Parabéns para todos que fizeram essa reforma”, disse Andreza.

A aposentada Fátima Andrade, ex-funcionária da instituição de ensino, revelou que ficou surpresa com a ‘nova escola’. “Nem parece com a escola onde trabalhei. Era muito difícil, mas tudo mudou. Deu até vontade de voltar a trabalhar”, comentou em tom emocionado.

A merendeira Tárcia Kelly trabalha na escola há quatro anos. Ela também passou por fases desconfortáveis. “Quando chovia, a gente ficava procurando um lugar que não molhasse a merenda. Os pisos eram cheios de buracos e, no banheiro, a gente entrava com medo por causa da infiltração. Chegar aqui e encontrar a cozinha toda reformada, com a geladeira nova, é maravilhoso. Saber que as crianças estão seguras é maravilhoso”, vibrou Tárcia.