Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

Após os serviços de pavimentação e recapeamento asfáltico realizados neste segundo semestre em diversas avenidas, ruas e transversais do município, a Prefeitura de Limoeiro, por meio das Secretarias Municipais de Defesa Social e Trânsito e de Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou a pintura da nova sinalização de trânsito horizontal das principais vias da cidade. A primeira etapa começou na segunda-feira (24), pelas Avenidas Severino Pinheiro e Jerônimo Heráclio.

De acordo com o secretário da pasta, José Ricardo, a primeira etapa contempla pintura de faixas de pedestres, redutores de velocidade (lombadas) e vagas de estacionamento. Na segunda etapa, a equipe seguirá para os bairros, também com pintura de redutores de velocidade e faixas de pedestres. O planejamento da secretaria objetiva sinalizar de forma horizontal todas as vias asfaltadas da cidade.

Na Avenida Severino Pinheiro, simultaneamente, está sendo realizada a construção dos novos canteiros centrais. Por isso, Ricardo pede a colaboração, principalmente dos motociclistas, para que respeitem as regras de trânsito. “Já presenciamos situações de motociclistas fazendo o retorno em cima do canteiro central. Uma obra nova e há pessoas que infelizmente não estão respeitando”, lamentou o secretário.

Ele ainda alertou para as penalidades que podem ser aplicadas em caso de flagrante. “É uma notificação gravíssima transitar em canteiro central, sete pontos na carteira de habilitação e multiplica três vezes o valor. Já foram notificadas duas motocicletas que fizeram esse tipo de retorno (irregular). Estamos reforçando que se for flagrado nessa situação será notificado”, pontuou Ricardo.

Sobre a sinalização vertical, que são as instalações de placas de trânsito, o secretário garantiu que também será realizada, contudo, após o término de toda a sinalização horizontal. “As pessoas precisam respeitar, tanto o motorista como o pedestre. Só se deve atravessar na faixa de pedestre e com segurança. Vamos ter, nos momentos de fluxo, guardas (de trânsito). As faixas estão sinalizando para as pessoas respeitarem”, reforçou.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Mais informações sobre a fiscalização

Ao dar detalhes do serviço de sinalização, o secretário de Defesa Social e Trânsito ressaltou que as guarnições estarão intensificando a fiscalização do uso do capacete por parte dos motociclistas. “Muitos estão andando com o passageiro sem capacete. É multa gravíssima também, retenção do veículo e sete pontos na carteira de habilitação, além do encaminhamento para reciclagem”, alertou o secretário.