Abertura da 3ª edição do Viva Comunidade (Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro)

A iniciativa que envolve todas as secretarias da administração pública municipal, o Viva Comunidade, chegou à sua terceira edição nesta sexta-feira (25). O mais novo anfitrião desta ação da Prefeitura de Limoeiro foi o Projeto Caridade do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), localizado no Bairro José Fernandes Salsa.

Avaliação odontológica, atendimento médico, realização de testes rápidos para IST’s, aferição de PA e HGT, avaliação nutricional, vacinação, inscrições para a EJA, cortes de cabelo em parceria com a Clínica de Estética Elvis Lacerda, contações de histórias para crianças, atividades físicas, emissão de 1ª via de RG, assessoria jurídica e orientações sobre o Programa Auxílio Brasil estiveram entre os serviços oferecidos à comunidade. Todas as atividades foram realizadas de forma gratuita. Além disso, as gestantes cadastradas na Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha, UBS que atende o território, foram contempladas com Kits de Enxovais.

Na abertura do evento, o prefeito Orlando Jorge homenageou a memória do fundador do Centro de Formação de Menores, atual Instituto Padre Luís Cecchin. “Há mais de 50 anos, Padre Luís Cecchin esteve aqui. Durante 41 anos, ele se dedicou às nossas crianças, à educação, à cidadania, ao desenvolvimento humano. E essa também é a filosofia do Viva Comunidade, um projeto importante, de grande alcance social, que traz cidadania para muitas crianças e muitas famílias da nossa cidade”, destacou o gestor. O falecimento de Padre Luís Cecchin completou 12 anos neste sábado (26). O sacerdote italiano foi homenageado nas páginas da Prefeitura Municipal de Limoeiro no Instagram e no Facebook.

Gestantes cadastradas no CRAS 1 e na UBS Santa Terezinha receberam kits de enxovais (Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania/Prefeitura de Limoeiro)

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, Padre Osmair Collazziol, e a coordenadora geral do Projeto Caridade, Irmã Anésia Saraiva, agradeceram à gestão municipal pela parceria. “É um momento de grande alegria. O Instituto Padre Luís Cecchin tem dezenas de serviços dentro das comunidades de Limoeiro e, agora, temos esta parceria com a Prefeitura Municipal e o seu projeto tão bonito, o Viva Comunidade. De nossa parte, fazendo justiça ao legado de Padre Luís Cecchin, nós lembramos a dimensão da caridade e da solidariedade. Queremos ser presença de saúde e de paz para as famílias necessitadas”, afirmou Padre Osmair. “Estamos agradecidos por esta parceria que vem nos ajudar e nos animar para continuarmos fazendo o bem. O Projeto Caridade está crescendo. Realizamos muitas ações no município. Nosso muito obrigado à Viva Comunidade, que está junto conosco”, completou Irmã Anésia.

Voluntária do Projeto Caridade, a professora aposentada Eliane Lourenço define a instituição como um serviço de família generosa que ajuda outras famílias. “Com este serviço, a gente socializa, conhece pessoas, encontra famílias, ajuda a garantir direitos e faz valer a máxima do Cristianismo, o serviço em prol do próximo”, comentou.

O evento também contou com uma apresentação do Coral Anjos da Libras, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos. O projeto foi idealizado pela professora Layanne Arruda, que leciona Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Rede Municipal de Ensino de Limoeiro. “Esta proposta de intervenção pedagógica tem a utilidade de ensinar Libras aos alunos ouvintes, para que haja inclusão e interação. Ver este projeto ganhar espaço dentro do município é motivo de alegria e de orgulho”, comemorou.

O evento também contou com apresentação do Coral Anjos da Libras, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos. O projeto foi idealizado pela professora Layanne Arruda, que leciona Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Rede Municipal de Ensino de Limoeiro. “Esta proposta de intervenção pedagógica tem a utilidade de ensinar Libras aos alunos ouvintes, para que haja inclusão e interação. Ver este projeto ganhar espaço dentro do município é motivo de alegria e de orgulho”, comemorou.

Apresentação do Coral Anjos da Libras (Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro)

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, aproveitou a ocasião para divulgar a campanha do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. “Tanto as empresas quanto as pessoas físicas podem indicar na declaração do Imposto de Renda um percentual a ser destinado a instituições que atendem famílias em estado de vulnerabilidade social, a exemplo do Instituto Padre Luís Cecchin, que recebe hoje o Viva Comunidade. O repasse dos recursos é garantido pela Prefeitura Municipal de Limoeiro e pelo FMDCA. Nossas crianças e nossos adolescentes agradecem”, explicou.

A secretária de Saúde, Paloma Sonally, e a diretora executiva do Desenvolvimento do Ensino, Valquíria Pinto, ressaltaram a importância dos serviços oferecidos no Viva Comunidade. “Temos o objetivo de agilizar a resolução das necessidades da população através das ações das diversas Secretarias. Dessa forma, a gestão estará mais próxima das pessoas”, destacou Paloma. “Estamos fazendo a busca ativa para matrículas de alunos que ainda não estão nas escolas. Também estamos com uma equipe de Educação Especial para apoiar famílias de alunos com deficiência. E, para animar nossas crianças, temos as Contações de Histórias com a professora Cida Ramos. A Educação está participando de um momento muito importante para a população limoeirense”, concluiu Valquíria.

Uma das contempladas pelo projeto foi a dona de casa Érika Barbosa, que ganhou um kit de enxoval da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e recebeu orientações sobre o Programa Auxílio Brasil. “O atendimento foi muito bom e maravilhoso. As profissionais são carinhosas demais. Só tenho a agradecer à Prefeitura de Limoeiro”, pontuou.

Um dos serviços oferecidos no Viva Comunidade foi o Programa Criança Feliz (Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro)