Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio

Com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) está executando, no município, o Projeto Semeando Agroecologia. A iniciativa objetiva implantar tecnologia social, com a construção de cisternas e fossas sépticas nas comunidades rurais. A primeira cisterna, com capacidade para armazenar 12 mil litros de água, está sendo concluída na propriedade do agricultor Aluísio Santana, na Comunidade de Duas Pedras.

As cisternas são de baixo custo e buscam dar segurança hídrica à propriedade rural. Já as fossas sépticas terão sistema bioágua para reaproveitar águas cinzas (banho e pia) e reutilizá-las no pomar. Conforme estabelece o projeto, as construções são executadas pelos próprios moradores, os quais participaram de curso ofertado pelo Serta. Nesta etapa, eles estão colocando o aprendizado em prática e formando uma cadeia de fortalecimento da agricultura familiar com redução de desperdícios.

Uma segunda cisterna está sendo construída na Comunidade de Guabirabinha. Em seguida, três fossas sépticas vão contemplar os sítios Almirante, Lagoa do Couro e Bom Sucesso. O projeto ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (Codesul).

De acordo com o presidente do Codesul, Eraldo Cardoso, aproximadamente 30 agricultores limoeirenses visitaram, no mês de novembro, a unidade do Serta, em Glória do Goitá, para interagir com técnicos da entidade e conhecer o funcionamento desses equipamentos na prática. Eles formaram a segunda turma contemplada – a primeira foi composta por 40 pessoas. A logística de transporte dos grupos tem sido garantida pela Prefeitura de Limoeiro.

Mais benefícios

Em Limoeiro, o Projeto Semeando Agroecologia também realizará a implantação de uma feira agroecológica. As ações contarão com as orientações e acompanhamento dos técnicos agrícolas, além do apoio estrutural do governo municipal. Os agricultores terão a oportunidade de expor e vender seus produtos sem pagamento de taxa e de forma direta ao consumidor, ou seja, sem “atravessador”, o que garantirá mais renda ao homem do campo.