No município de Limoeiro, a integração entre gestão municipal e movimentos comunitários tem contemplado milhares de pessoas com serviços gratuitos em áreas como Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania. E para fortalecer ainda mais as ações, a 7ª edição do Projeto Viva Comunidade esteve, na tarde desta sexta-feira (27), no Bairro da Pirauíra. Os serviços foram divididos em dois locais: a Rádio Comunitária Princesa do Capibaribe e o Espaço Social Palhaço Xililique.

Percorrendo bairros, loteamentos e sítios, o Viva Comunidade acontece por meio da integração das secretarias municipais da Prefeitura de Limoeiro. Aferição de pressão arterial e HGT, vacinação, busca ativa escolar, orientações sobre o programa Auxílio Brasil, atendimento jurídico, entrega de kits enxovais, emissão da primeira via do RG, castração de cães e gatos, além de outros serviços da administração municipal foram levados aos moradores da comunidade.

“Chegamos à Pirauíra trazendo todas as ações das Secretarias e fazendo com que as pessoas tenham informações e políticas públicas próximas de suas casas. É importante a iniciativa da solicitação da Rádio Princesa do Capibaribe, com o grande apoio do Espaço Social Palhaço Xililique. Isso faz com que as pessoas tenham os direitos garantidos”, destacou o prefeito Orlando Jorge. Ele também lembrou que as comunidades interessadas em receber o projeto devem se dirigir à Prefeitura para formalizar a solicitação.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Na passagem do Viva Comunidade pela Pirauíra, a moradora Ana Paula aproveitou para levar dois gatos de estimação da família para serem castrados gratuitamente no Castramóvel. “Muito importante esse movimento do Castramóvel, pois muitas vezes não temos condições de levar para um veterinário fazer. Esse momento é muito oportuno. Sou muita grata à Prefeitura”, comentou a limoeirense – que voltou feliz para casa pelos procedimentos garantidos aos animais.

Morador da comunidade e coordenador do Espaço Social Palhaço Xililique, o psicopedagogo George Pestana comemorou a chegada da ação cidadã. “Ficamos muitos felizes quando tratamos de seres humanos, e essa questão de cuidar das pessoas é uma característica muito grande da gestão atual. A comunidade é quem ganha. O povo é quem ganha uma assistência em todos os sentidos. Sou morador daqui e fico muito feliz pela lembrança da comunidade”, disse Pestana.

De acordo com o prefeito, a próxima edição do Projeto Viva Comunidade, com data a ser definida, será na Associação de Moradores do Bairro João Ernesto. Orlando Jorge também adiantou que uma ampla ação de serviços da esfera municipal está sendo organizada para a etapa que contemplará a Rua Manoel Sebastião de Moura (“Rua da Linha”), através de parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Nicolau Teixeira.