Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

“Eu fui pra Limoeiro e gostei do forró de lá”. Assim cantou Jackson do Pandeiro no fim da década de 1950, no auditório da antiga Rádio Difusora de Limoeiro, onde atualmente está instalado o Centro Cultural Ministro Marcos Vinicíos Vilaça, sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. A canção “Forró em Limoeiro” ficou eternizada e traduz o sentimento de quem visita o município durante o período junino.

Na contagem regressiva para a abertura do São João da Alegria, que começa na próxima quarta-feira (22), o prefeito Orlando Jorge liderou a reunião de organização e logística com os barraqueiros e gasoseiros, promovida na tarde desta segunda-feira (20), no auditório do Centro Cultural. A coordenação dos trabalhos acontece por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, coordenadas, respectivamente, por Dolores Carmen e José Félix.

“É uma das classes das quais a gente quer realmente chegar junto e contemplar da melhor maneira. Quando falamos de Cultura e Turismo, falamos de atividade econômica, e eles passaram um período bastante sacrificado devido à pandemia. A reunião foi proveitosa porque parte do diálogo, não de imposição. Temos um cadastro com atualização. Falamos dessa questão da segurança e de onde eles estarão, para que a gente possa melhorar o atendimento à população. A expectativa é de grande público”, explicou Dolores.

De acordo com o gestor municipal, as secretarias e diretorias estão trabalhando integradas para garantir o lazer e a segurança do público. “Esse São João está carinhosamente planejado. Estamos executando todas as medidas de melhoria, conforto e segurança. Então, as pessoas com certeza podem participar, brincar, trazer suas famílias e suas crianças para o São João da Alegria, o São João cultural, o São João raiz, que tem mais de cem anos de existência”, destacou Orlando. O prefeito também informou que, para este momento, apenas barraqueiros e gasoseiros de Limoeiro prestarão serviços no evento.

Além da estrutura preparada pela Prefeitura de Limoeiro, como decoração, palcos, iluminação, painel de fotografia e banheiros químicos, as famílias que residem ao longo da Rua da Alegria também estão colaborando. Quem passa pelo local percebe o grande número de palhoças montadas nas calçadas das casas. Alguns moradores construíram para receber amigos e familiares, outros para comercializar, aproveitando o grande fluxo de forrozeiros.

Prefeitura e 6ª CIPM planejam segurança dos festejos juninos de Limoeiro

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A reunião também contou com a participação do comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Tenente-Coronel PM Fabiano Moreira. O militar informou que todos os dias de festividade contarão com aproximadamente 80 policiais. Paralelamente, dois efetivos vão atuar na Zona Rural, além de equipes realizando rondas no corredor bancário. Para o atendimento, a CIPM contará com apoio de outros batalhões.

“A Polícia Militar está vindo com reforço grande. Considerando o cancelamento do polo do Parque de Exposição, mantivemos contato com a Diretoria de Caruaru e estamos com a expectativa boa de lançar entre 70 e 80 policiais por dia, incluindo, a cidade como um todo. Vamos dar atenção especial ao foco, mas também à área bancária, ao Presídio e à Zona Rural para cobrir os eventos pontuais. Vamos ter efetivo fixo com reforço todos os dias”, garantiu Moreira.

Vigilância Sanitária de Limoeiro promove palestra educativa sobre segurança alimentar

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Outra preocupação da gestão municipal é com a garantia da segurança alimentar para quem vai curtir as tardes e noites de forró na Rua da Alegria. A gestora da Vigilância Sanitária de Limoeiro, Gyna Karine, repassou aos barraqueiros e gasoseiros um guia prático de boas práticas sanitárias. “Esse guia visa todo o processo de orientação para manipulação e condicionamento das bebidas e alimentos que eles vão estar vendendo aos consumidores de Limoeiro”, explicou.

A profissional de Saúde também garantiu que os comerciantes informais estarão sendo orientados e inspecionados para que as condições higiênico-sanitárias sejam seguidas. O guia traz 15 orientações de fácil acessibilidade. “Nesses sete dias de festa faremos a inspeção sanitária dos comerciantes. E para identificação dos consumidores, estaremos selando cada barraca e cada gasoseiro após a inspeção. Com isso, a população fica ciente de que aquele comerciante está apto ao fornecimento”, explicou Gyna.

Confira, no Instagram e no Facebook da Prefeitura de Limoeiro, a programação completa do São João da Alegria.