A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, vivenciou, na noite desta terça-feira (30), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Limoeiro (CDL), mais uma importante atividade dentro da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Voltado aos professores e gestores escolares, o Seminário Temático abordou a pergunta “Inclusão: qual a minha parte nessa história?”, tema escolhido para a edição do evento este ano.

Simultaneamente, também foi promovida a Exposição Novos Olhares, que apresentou trabalhos realizados pelos alunos com deficiência das escolas da Rede Municipal de Ensino. Assim como nas outras atividades, as ações motivaram a reflexão dos profissionais que atuam no setor educacional. O encontro também reuniu representantes de várias instituições que desenvolvem trabalhos educacionais e sociais, reforçando o objetivo de refletir sobre o papel de cada um na inclusão.

“Pudemos refletir como cidadãos o que temos fazer para garantir o direito às pessoas com deficiência. Portanto, qual o meu papel na inclusão? O que eu posso fazer como cidadão ou cidadã? Foi uma noite bastante produtiva e com muita reflexão. Após ouvir todas as participações, tenho certeza de que jamais sairemos da mesma forma”, comentou a professora Maria Lúcia Rodrigues, coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O prefeito Orlando Jorge esteve no encontro e reforçou o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, fazendo especial referência ao trabalho de inclusão social daqueles que apresentam algum tipo de deficiência. O chefe do executivo também enalteceu a importância da diversidade da programação e do público-alvo, que tem registrado a participação de vários setores da sociedade.

“Recebemos um importante grupo de forma intersetorial, variadas especialidades, com o olhar sensível para as pessoas com deficiência, fazendo refletir sobre qual a nossa parte na educação inclusiva. Quero dizer da alegria de estar aqui vivenciando momentos como esse, trocando e ampliando conhecimentos, sobretudo, sensibilizando a população para estar prestando atenção na pessoa com deficiência física”, destacou Orlando Jorge.

O prefeito classificou como “equilibrado e responsável” o plano de trabalho desenvolvido pela Rede Municipal. Para ele, as crianças devem ter a garantia de uma educação de qualidade e efetivamente inclusiva. “Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade pública, de forma estudada e planejada. Eu diria que, se analisarmos os números, temos mais de duzentas crianças especiais nas nossas escolas e que demandam essa educação especial”, reforçou.

Numa análise global da educação na Rede Municipal de Ensino, Orlando Jorge citou que a população limoeirense tem percebido a evolução dos alunos, conforme dados de pesquisa de opinião pública executada para avaliação interna da Prefeitura de Limoeiro. “As pessoas estão com satisfação e percebendo o trabalho coletivo dos professores e das equipes escolares que estão desenvolvendo atividades para melhorar”, finalizou o gestor.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro