Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A comemoração pela passagem dos 86 anos da Sociedade Musical 25 de Setembro ofereceu uma ampla programação musical. Em um palco montado na Rua Doutor José Cordeiro, via onde está instalada a sede da entidade, nomes regionais e nacionais proporcionaram momentos de diversão e cultura ao público local e visitante. Carla Alves & Banda Loira Marrenta, Banda Sedutora, Luizinho de Serra, Forró Saia de Menina e Banda Rossi Original estiveram na grade de shows da sexta-feira (24).

Realizado através de uma parceria com a Prefeitura de Limoeiro e o Governo do Estado, o aniversário também contou com o Encontro da Sociedade Musical 25 de Setembro, de Limoeiro, e a Sociedade Musical Novo Século, de Santa Cruz do Capibaribe, no domingo (25). Sob a regência do maestro Pedro Mateus (Pepê), sob a coordenação administrativa de Marinalva Mateus e sob o auxílio do maestro Wellington Pereira, o grupo musical limoeirense vem solidificando novas parcerias.

“É uma das belas artes. A música realmente encanta, nos alegra, penetra na nossa alma e traz alegria para o povo. A Sociedade Musical 25 de Setembro faz 86 anos e a gente tem aquela lembrança de ter vivenciado os ensaios. Eu recordo, quando criança, e a gente sente-se muito alegre em estar participando deste aniversário brilhante e em grande estilo que toda a diretoria está fazendo em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Limoeiro”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Para o gestor municipal, as parcerias são necessárias para o desenvolvimento cultural. “É assim que se faz as políticas públicas. E a gente fez essa parceria também para comemorar os 86 anos. A gente se espelha nesse grande trabalho e nessa parceria com a 25 de Setembro no Projeto Música na Terra Amada, emancipando as crianças, fazendo com que elas aprendam todos os acordes e passos na música. Acho que essas crianças vão crescer com muito mais alegria e cultura”, avaliou Orlando.

De acordo com o maestro Wellington Pereira, a ideia de uma comemoração inovadora surgiu do parceiro Pedro Mateus. Dois anos longe dos eventos de rua, por causa da pandemia do novo coronavírus, a ideia foi promover um evento aberto ao público que pudesse reunir pessoas diretamente ligadas ou não ao cenário musical, o que resultou na programação com seis atrações e milhares de brincantes numa noite de cultura, diversão e alegria.

“Muitas vezes (o trabalho) é invisível. E a gente tenta fazer com que isso não aconteça. Com toda dificuldade, principalmente nesses dois anos de pandemia, a música ficou um pouco escondida e os músicos carentes. Então, quando a gente pensava em como fazer o aniversário da 25 de Setembro em 2022, veio a ideia, veio a conversa, e foi amadurecendo a ideia de fazer dessa forma, justamente para que tenha visibilidade e o povo conheça e frequente mais”, explicou Pereira.

Presente às comemorações, o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, reforçou o interesse e o compromisso da gestão municipal com o setor musical da cidade, a exemplo da parceria firmada com a Sociedade Musical 25 de Setembro, que resultou no Projeto Música na Terra Amada. “Temos o maior carinho e interesse em fazer com que a 25 dentre outras atividades culturais e musicais do município possam permanecer ativas”, declarou o secretário.

Para Fernando, essas entidades são importantes para o crescimento sociocultural. “Que elas permaneçam oferecendo essa oportunidade de formação de valores através da música e da cultura, mas também da manutenção da boa música que é tão importante para nossa cidade”, reforçou Melo. “Queremos materializar nossa ação e agradecer, porque através da 25 de Setembro, o Projeto Música na Terra Amada acontece em cinco escolas da rede municipal e será ampliada em 2023”, completou.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro