Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio

Visando garantir a segurança e a preservação da vida de motoristas e motociclistas, a Prefeitura de Limoeiro vem trabalhando diariamente para reduzir o número de animais de pequeno, médio e grande porte soltos pelas ruas, praças e avenidas da cidade, além das rodovias estaduais que dão acesso ao município. Consequentemente, essa ação tem reduzido consideravelmente o número de acidentes de trânsitos provocados por colisões entre veículos e bichos.

De acordo com dados registrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, pasta responsável pela apreensão e recolhimento de animais soltos, Limoeiro chegou a um ano e três meses sem acidentes dessa natureza. A marca histórica está sendo possível por conta do serviço implantado pela gestão municipal em junho de 2021, após meses de planejamento, estruturação da logística e montagem de equipe.

Neste período, a pasta contabilizou mais de 100 apreensões, sendo a grande maioria de caráter educativo, com advertência verbal. Também foram aplicadas 35 multas, as quais, porém, só ocorreram nas reincidências. Para garantir esse resultado e conseguir controlar bem a situação dos animais soltos, a equipe da “carrocinha” realiza rondas diariamente a cavalo e de carro com o reboque. Vale ressaltar que mais de 100 apreensões representam, em sua maioria, mais que o dobro de animais recolhidos.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, após as apreensões, os animais são recolhidos para um local específico. Em seguida, os donos são identificados e notificados. Por fim, os bichos são devolvidos em perfeito estado de saúde. Ao mesmo tempo, a coordenação fica na expectativa de que os donos cuidem melhor de seus animais e colaborem com o trabalho do governo limoeirense.