Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A agenda de castração gratuita de cães e gatos da Prefeitura de Limoeiro chegou, na tarde dessa sexta-feira (20), à Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Terezinha. A ação foi mais uma etapa da rota do Castramóvel que tem circulado pelos bairros e comunidades rurais, contemplando centenas de donos de animais de pequeno porte. Pioneira no município, a iniciativa executada pela gestão municipal conta com a parceria da Prefeitura de Paudalho.

“É um importante serviço de saúde pública. O Castramóvel é um serviço que nos permite descentralizar e levar para as comunidades os controles das zoonoses e das populações de cães e gatos”, explicou a secretária de Saúde, Paloma Sonally. Ela ressaltou que também são realizados procedimentos de castração no Centro de Zoonoses, que funciona no mesmo prédio das Vigilâncias Sanitária e Ambiental, na Avenida Jerônimo Heráclio, n° 166. Para garantir a vaga, os interessados devem procurar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) do território para o cadastramento.

“Após esse cadastro, ele vai ficar no banco de dados, e assim que forem surgindo as vagas, vamos estar ligando e contatando com o tutor do animal para levá-lo para castrar, ou na ação do castramóvel no bairro onde ele moram , como aconteceu no Santa Terezinha, ou no Centro de Zoonoses”, detalhou a secretária. Todas as segundas-feiras, os bichos passam pela avaliação de aptidão para castração. Os atendimentos ocorrem no período da tarde, no Centro de Zoonoses.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com Paloma Sonally, além do controle da população animal, o serviço de castração evita a proliferação de doenças. Ela adiantou que a próxima parada do castramóvel será no Bairro da Pirauíra, dentro da programação do Projeto Viva Comunidade. Os atendimentos acontecerão a partir das 13h30, no prédio da Rádio Princesa do Capibaribe, localizada na Avenida 15 de Novembro. Os contemplados serão os donos de animais cadastrados no território atendido pela UBS Congal.

Dona Lindalva levou dois gatos para castração. “É muito importante essa ação da Prefeitura. Castrar é um gesto de amor. Quem tem seu pet e ama seu pet o leva para a castração, porque evita muitas doenças”, comentou. Ela revelou que tem quatro bichos de estimação, mas dois ainda não eram castrados. Com a ação da Prefeitura de Limoeiro, ela conseguiu que todos passassem pelo procedimento. “Leve seu animal e confie nos profissionais, pois é um ato de amor”, reforçou a moradora.

Ivaldo Costa também participou da ação na UBS Santa Terezinha. Ele levou uma gata para ser castrada e comemorou a oferta do serviço gratuito nas comunidades. “Quem ama, cuida. Eles merecem amor e carinho. São animais que têm sentimentos e vidas. Só tenho a agradecer a toda a equipe”, falou. Costa, que realiza trabalho voluntário com animais de rua, foi avisado por uma amiga sobre a chegada do Castramóvel ao bairro onde reside e não perdeu tempo.

Quem pode participar?
Os critérios são, preferencialmente, que o animal não tenha raça definida (SRD); que tenha entre seis meses e cinco anos; que o peso seja até dezoito quilos; e que o dono receba algum benefício social, a exemplo do Auxílio Brasil.