Dentro da democratização do acesso da população aos serviços públicos municipais, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Mendes recebeu a quarta etapa do Projeto Viva Comunidade. Promovida pela Prefeitura de Limoeiro, por meio de ações integradas das secretarias, a iniciativa contemplou, na manhã da última sexta-feira (8), centenas de moradores do distrito e sítios vizinhos, com serviços gratuitos de Saúde, Educação, Assistência Social e Assuntos Jurídicos, além de estética e recreação. A edição, a primeira na Zona Rural, foi realizada em parceria com a Associação dos Moradores da Comunidade de Vila Mendes.

A população também teve acesso a um balcão de atendimento, orientação e cadastramento para os serviços disponíveis na pasta de Desenvolvimento Social e Cidadania, a exemplo da Tarifa Social da Conta de Energia, Auxílio Natalidade (Kit Enxoval), Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Auxílio Funeral, Combate à Violação de Direitos, Restrições de Direito, Medidas Protetivas e cadastramento para pleitear cestas básicas.

“Grande alegria estar na Vila Mendes trazendo ações sociais, fazendo um trabalho voltado para essa comunidade e redondeza. Acertamos ao escutar a população e ouvir as necessidades. Eu já falava que teríamos um governo descentralizado”, comentou o prefeito Orlando Jorge. Ele exemplificou, relembrando que, recentemente, a Prefeitura de Limoeiro montou um chafariz integrado, com a ampliação da oferta de água, além de carro pipa 24 horas disponível para população.

“A gente sai das Secretarias e dos gabinetes e chega até a população através do Projeto Viva Comunidade, sendo esta a primeira edição na Zona Rural. Por isso, é importante que a gente chegue às comunidades, porque muitas pessoas não sabem o que tem de direito. A gente mensalmente tem uma gama de serviços prestados que não precisam aparecer e que são entregues documentados, fundamentados e acompanhados”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Outra novidade da quarta edição do Viva Comunidade foi a presença do Castramóvel, unidade itinerante de combate às zoonoses e de castração de cães e gatos. Na avaliação da secretária de Saúde, Paloma Sonally, trata-se de mais um avanço na saúde pública. “Nosso objetivo é aproximar os serviços essenciais das comunidades, envolvendo os diversos serviços das secretarias. Na Vila Mendes, uma inovação a mais, que é essa parceria entre Limoeiro e Paudalho com o Castramóvel”, enfatizou Sonally.

Na comunidade, a gestão também ouve as demandas dos moradores para a resolução de problemas. Os secretários acompanham o prefeito para orientar e esclarecer dúvidas da população. “É impossível para qualquer pessoa enxergar tudo ao mesmo tempo. Entendemos como importante que tragam as necessidades para resolvemos as questões. O que precisa ser feito, melhorar e corrigir? Precisamos cada vez mais melhorar a vida das pessoas”, comentou o secretário de Administração e Tecnologia, Saulo Melo.