Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Os segmentos cultural, educacional e intelectual estão fortalecidos com a inauguração da sede da Academia Limoeirense de Letras e Artes (ALLA). A solenidade ocorreu na tarde de sábado (11), com ampla participação da sociedade. Instalada na Rua da Alegria, número 502, no Centro, a sede marca um momento histórico para a cidade do Agreste Setentrional de Pernambuco, que conta com reconhecidos escritores, professores e artistas ao longo de seus 211 anos de história. A programação também contou com apresentações da Banda Carnavalesca do Palhaço Xililique e da cantora limoeirense Kátia Rodrigues.

A ALLA foi fundada em 2019 e, desde então, os encontros eram realizados em diversos espaços, a exemplo de escolas, secretarias e entidades culturais. “Fomos muito bem acolhidos por onde passamos, mas precisávamos de uma sede, de um local para chamar de nosso e para ser a identidade da ALLA. Agora, nossa Academia tem nome e tem endereço. Hoje, podemos falar com muito orgulho, alegria e emoção que inauguramos a sede da Academia Limoeirense de Letras e Artes”, destacou a escritora e presidente da instituição, Lindalva Freitas, que utilizou a linguagem conotativa para falar do sentimento expresso no endereço. “Estamos na Rua da Alegria. Não foi por acaso. A ALLA é isso: alegria”, comemorou.

A presidente lembrou, durante a inauguração da sede, que Limoeiro é pioneiro na região no quesito de formalização desse tipo de academia. O fato orgulha, mas aumenta a responsabilidade desta geração e de futuras gerações. “Que a ALLA vá além desse milênio e que quem vier no futuro possa dar continuidade. Limoeiro, hoje, tem o privilégio e a honra de ter acadêmicos efetivos limoeirenses, da terra e que fazem acontecer. É a única cidade na redondeza do Agreste e da Zona da Mata que tem uma Academia de Letras”, pontuou Lindalva.

A confreira Aparecida Dantas também comemorou a conquista da sede própria. Ela relembrou que essa iniciativa fazia parte do planejamento inicial da ALLA. “Era um dos nossos sonhos ter a sede da Academia, porque a gente sempre estava em instituições cedidas para reuniões e eventos. Após encontro com os demais confrades, decidimos alugar um espaço para as nossas reuniões e decisões. Hoje se torna realidade o nosso espaço”, disse Aparecida. Ela adiantou que vários eventos serão promovidos com o objetivo de envolver a sociedade limoeirense.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com Aparecida Dantas, firmar parcerias com escolas e associações comunitárias também faz parte do plano de trabalho da Academia Limoeirense de Letras e Artes. Esse planejamento visa a formação de novos leitores e escritores oriundos das redes de ensino pública e privada. Além disso, lança oportunidades para os diversos talentos culturais existentes no município e que ainda estão ocultos, ao mesmo tempo resgatando aqueles que estão afastados das atividades sociais e culturais. “Nosso desejo é resgatar essa diversidade cultural”, pontuou Dantas.

Professor Natanael Oliveira é um dos fundadores e autor da letra do hino da ALLA. Ele enfatizou a importância do endereço fixo, classificando a inauguração da sede de “realização”. “Para mim, é um orgulho fazer parte desta formação de pessoas maravilhosas e que tem como objetivo o êxito progressivo para contribuição da cultura e da arte de Limoeiro”, reforçou Oliveira. “Aqui, temos professores responsáveis por obras literárias e artistas. É uma mistura de conhecimento, contribuindo sempre para o êxito da nossa cidade”, completou.

Representando o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, o diretor executivo de Indústria e Comércio, Diego Feghalli, prestigiou a inauguração da sede da ALLA. Para o servidor municipal, a Academia surgiu para somar com letras e artistas que contribuem para o crescimento da cultura local. “É importante o apoio da Prefeitura de Limoeiro e do poder público. A gestão sempre tem incentivado, de várias formas, todos os meios de arte que temos em nosso município. Hoje, os artistas se sentem valorizados”, disse Diego.