Foto: Mário Salsa/Assessoria de Gabinete

A Prefeitura de Limoeiro segue fortalecendo o apoio aos trabalhadores do campo e fomentando a agricultura familiar. Na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito Orlando Jorge e o diretor executivo de Agricultura Familiar, Marcelo Motta, acompanharam a aração das terras irrigadas do Sítio Araçá. O trabalho é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente.

Muito satisfeito com os serviços que testemunhou, o gestor municipal celebrou mais uma iniciativa da Prefeitura em favor dos homens e das mulheres da Zona Rural de Limoeiro. “Estamos contemplando vários agricultores familiares na região de Gameleira e, agora, às margens do Rio Orobó, nos Sítios Araçá, Bordão de Velho e adjacências”, informou Orlando Jorge.

Os agricultores familiares também serão contemplados por ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. “Além disso, vamos chegar com piçarros nas estradas da região, para facilitar o deslocamento dos trabalhadores e o escoamento dos produtos da agricultura familiar”, concluiu o prefeito.

Dentro do contexto do apoio aos homens e às mulheres do campo, vale recordar que o município de Limoeiro aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), relançado pelo Governo Federal em março deste ano. No mês de julho, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro (STR Limoeiro) mobilizaram os trabalhadores rurais a renovarem ou providenciarem seus cadastros no programa, que estimula o consumo de alimentos essencialmente orgânicos e oferece aos agricultores a oportunidade de comercializar seus produtos.

Foto: Mário Salsa/Assessoria de Gabinete

O que é o PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos compra alimentos produzidos por agricultores familiares, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e às famílias atendidas por serviços da rede de Assistência Social, por equipamentos públicos de combate à fome e por instituições públicas e filantrópicas de ensino. Dessa forma, o poder público combate a fome, fortalece redes de comercialização, valoriza a produção orgânica de alimentos e estimula o cooperativismo e o associativismo.

“O PAA compra os alimentos produzidos pelos pequenos agricultores em suas diversas culturas, a exemplo do milho, feijão, batata, banana, entre outros. Vamos fazer basicamente o fechamento da cadeia, evitando que os trabalhadores vendam seus produtos a um atravessador, arriscando-se a vender por um preço inferior ao custo da produção. Então, o programa oferece aos agricultores mais uma oportunidade de comercialização”, explicou o diretor executivo de Agricultura Familiar, Marcelo Motta.

Outra pasta da administração pública municipal com importante papel no PAA em Limoeiro é a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A pasta do âmbito da Assistência Social tem a responsabilidade de receber gratuitamente os produtos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos para entregá-los a famílias em situação de insegurança alimentar. “Então, além da geração de renda para os agricultores, as famílias em estado de vulnerabilidade social são ajudadas”, acrescentou Motta.

“A parceria entre o Governo Federal e o Governo Municipal é essencial para Limoeiro continuar melhorando e avançando. Nesse sentido, é importante o apoio ao homem e à mulher da Zona Rural”, pontuou o prefeito Orlando Jorge.