Foto: Júnior Silva/Web TV É Notícia

Quando o assunto é cultura e educação, o município de Limoeiro é referenciado como “berço de talentos”. E dentre os muitos nomes que se destacam no cenário nacional e internacional, podemos citar o do educador e dramaturgo Fernando Limoeiro. Radicado há mais de quatro décadas em Belo Horizonte (MG), ele é professor da disciplina de Teatro Universitário e diretor da Trupe a Torto e a Direito, que integra o programa de extensão Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na tarde do sábado (14), Fernando voltou à terra cujo nome adotou para ser homenageado pelo Centro de Criação Galpão das Artes, em virtude da importante colaboração ao setor cênico, além da ampla difusão do nome da cidade nas agendas dele dentro e fora do país. Ainda durante a visita, o homenageado prestigiou a Festa de São Sebastião, no Bairro do Alto de São Sebastião, sendo recepcionado pelo prefeito Orlando Jorge e pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e primeira-dama Flávia Melo.

“O Galpão das Artes é um lugar de guerreiros, pessoas que realmente acreditam e lutam por um bom teatro. Foi uma tarde feliz e agradável. Aproveitei para dizer qual a minha visão sobre o teatro. O rigor e a seriedade com que eu levo o teatro e como me formei e continuo formando e me formando”, comentou Fernando. Na passagem pela entidade cultural, ele ainda teve uma agenda de diálogo com o grupo de trabalho que atua no Programa Arte Educação, desenvolvido pelo Galpão das Artes em parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro) e o Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID). O projeto contempla, ao todo, 25 crianças de famílias mais vulneráveis.

No encontro com o gestor municipal, Fernando Limoeiro reafirmou o amor pela terra conhecida como “Princesa do Capibaribe”. “Limoeiro nunca sairá da minha alma”, declarou. O dramaturgo também mostrou conhecer em detalhes uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade e revelou ter uma crença muito especial no santo protetor da peste, fome e guerra. “Eu tenho afetiva fé. Sou maravilhado com essas manifestações de Limoeiro e morro de saudades quando não posso vir. Eu digo que saí de Limoeiro, mas Limoeiro nunca sairá de mim, a começar pelo nome”, pontuou.

Para Orlando Jorge, o professor faz jus ao reconhecimento e à homenagem, pois carrega a Terra Amada no próprio nome. “Durante o show de Plínio Rodrigues no Alto de São Sebastião, Flávia Melo e eu tivemos a imensa honra de conhecer o artista e professor universitário Fernando Limoeiro, que foi homenageado no Centro de Criação Galpão das Artes e está prestigiando a nossa Festa de São Sebastião”, disse o prefeito. “Muito obrigado por levar o nome da nossa Terra Amada aos quatro cantos do mundo”, finalizou.