Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O cuidado com os caninos e felinos faz parte do plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para este mês de outubro, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, programou uma agenda de vacinação antirrábica na Zona Rural. Os trabalhos estão agendados para o período de 9 a 27 de outubro e são coordenados pelas equipes da Rede de Atenção Básica e da Vigilância Ambiental.

A reunião de planejamento para a edição 2023 da Campanha de Vacinação Antirrábica ocorreu na última terça-feira (3), pela manhã, na sede da Vigilância em Saúde. Na ocasião, os profissionais da Atenção Básica e da Vigilância Ambiental debateram as estratégias para a realização de uma campanha eficaz e planejaram a logística para a aplicação dos imunizantes destinados a cães e gatos nas comunidades rurais.

Uma das participantes da reunião foi a médica veterinária Izabel Queiroz, que compõe a equipe da Vigilância em Saúde. Para a efetiva aplicação da campanha, existe um trabalho integrado entre a Atenção Básica, a Vigilância Ambiental e os Agentes Comunitários de Saúde. A vacina antirrábica é aplicada todos os anos, em caninos e felinos a partir dos três meses de idade, com o objetivo de reforçar a imunidade dos bichinhos. “Cada morador tem o seu bicho de estimação cadastrado, e nós chegaremos até os territórios. Não é a Zona Rural quem deve ir até nós; somos nós que devemos ir à Zona Rural”, explica Izabel.

Em relação às restrições para a vacina, sua aplicação não é recomendável para fêmeas que estão prenhas ou amamentando seus filhotes. “Os anticorpos do animal que gesta ou dá de mamar podem competir com os anticorpos da vacina. Então, praticamente, os efeitos da vacina serão neutralizados. Caso o pet do morador que encontrarmos estiver nessa situação, nós aplicaremos a vacina posteriormente”, pontua Izabel Queiroz.

E se um humano for mordido ou arranhado por um animal? O que ele deve fazer? “É necessário procurar os serviços de saúde para tomar as vacinas. Já o animal deverá ser observado durante 10 dias. Se o animal vier a óbito, ele será levado ao laboratório responsável para investigação”, conclui a médica veterinária.

Já na Zona Urbana, a Campanha de Vacinação Antirrábica acontecerá posteriormente. “Essa programação está prevista para meados de novembro e está passando por ajustes. Divulgaremos os detalhes à população em breve”, informou o gestor da Vigilância Ambiental de Limoeiro, Jeanderson Freitas.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Confira a programação:

Campanha de Vacinação Antirrábica 2023 na Zona Rural de Limoeiro

09/10 (segunda-feira): Sítio Esperança / Fazenda Jucá / Sítio Araras / Fazenda Espinho Preto / Sítio Ribeiro do Mel / Sítio Ribeiro do Mel de Baixo / Rua Das Flores / Bom Sucesso (Fazenda).

10/10 (terça-feira): Sítio Salobro de Araras / Campina de Duas Pedras / Sítio Duas Pedras.

11/10 (quarta-feira): Sítio Cabeça De Vaca / Vila Mendes / Chã das Telhas / Ribeiro do Mel (Fazenda) / Sítio Lajes.

13/10 (sexta-feira): Vila Mendes / Chã das Telhas /Sítio Mendes / Matinha /Estrada de Parari / Sítio Parari.

16/10 (segunda-feira): Sítio Bom Sucesso / Lagoa do Couro / Sítio Guabirabinha / Sítio Passassunga / Sítio Carro de Telha / Sítio Espíndola / Fazenda Feiticeiro / Cipoal / Samambaia / Sítio Urucuba.

17/10 (terça-feira): Sítio Bom Sucesso / Sítio Lagoa do Couro / Sítio Gavião / Sapé / Almirante / Araçá / Ativo / Sítio Espíndola / Vila Urucuba.

18/10 (quarta-feira): Sítio Jenipapo / Pedra Do Sono / Poço do Pau / Chã do Arroz / Sítio Travessia / Sítio Tabuleiro / Ilha dos Leões / Sítio Gameleira / Vila Urucuba.

19/10 (quinta-feira): Boi Seco / Sítio Feiticeiro / Várzea Grande / Ilhetas / Sítio Gameleira / Fazenda Guia / Guia de Cima / Ribeiro Fundo / Bordão de Velho / Limãozinho.

20/10 (sexta-feira): Boi Seco / Sítio Feiticeiro / Sítio Ribeiro Grande / Cumbe dos Macacos /Sítio Pitombeira / Engenho Guabiraba / Engenho São José / Sítio Serra dos Carneiros.

23/10 (segunda-feira): Sítio Gameleira.

24/10 (terça-feira): Convales / Chã dos Preás / Lagoa Vermelha / Sítio Serra dos Carneiros / Parnazo / Bom Nome / Primavera / Paquivira / Mutemba / Firmeza.

25/10 (quarta-feira): Convales / Chã dos Preás / Parnazo / Consolo / Pirauazinho / Lagoa Vermelha / Muriongo.

26/10 (quinta-feira): Convales / Chã dos Preás / Pindoba / Mangação / Cumbe / Areia do Cumbe.

27/10 (sexta-feira): Jenipapo / Pedra do Sono / Bordão de Velho / Assentamento Lagoa Comprida / Pirauá / Macapá.