Na contagem regressiva para a retomada do Carnaval, a Prefeitura de Limoeiro esteve reunida com a Liga de Bois, Caboclinhos e Similares de Limoeiro para alinhar os detalhes dos desfiles das agremiações carnavalescas. Promovido na manhã da segunda-feira (13), no auditório do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícius Vilaça, na Praça da Bandeira, o momento também marcou a assinatura da subvenção municipal que garantirá recursos financeiros para investimento dos folguedos que fazem parte da tradição cultural do município.

“Limoeiro está realizando um carnaval cultural bastante interessante, que começou em onze de fevereiro com vários blocos carnavalescos. Com muita alegria, muito carinho e muita responsabilidade, a Prefeitura de Limoeiro e a Liga de Bois, Caboclinhos e Similares de Limoeiro promoverão belíssimos desfiles para a população neste ano em que o Carnaval, uma das festas mais populares do Brasil, retorna ao nosso calendário de eventos”, destacou o prefeito Orlando Jorge, que tem possibilitado o apoio da gestão municipal aos blocos e troças que desfilam na cidade.

O gestor confirmou que o corredor dos desfiles será a Rua da Alegria, culminando no palco que será instalado na Praça da Bandeira, na altura da agência dos Correios. Os desfiles dos personagens do Carnaval, a exemplo dos ursos e calús, acontecerão no domingo (19). E como Limoeiro é declarada a Terra dos Bois de Caboclinhos, os 14 folguedos dessa categoria farão as evoluções para o público na “Terça de Carnaval” (21). Já as escolas de samba ficaram definidas para desfilar no sábado (25), após a Quarta-Feira de Cinzas.

“Será um dia inteiro voltado para essa cultura de raiz que traz para nós a certeza de que estamos investindo os recursos da Prefeitura na cultura popular. Tenho certeza de que será um dia brilhante. No domingo, teremos todas as outras agremiações, como o Morto carregando o Vivo e os blocos líricos. Teremos muita festa para o povo de Limoeiro”, ressaltou Orlando. Este ano, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, a gestão está investindo cerca de R$ 200 mil de recursos próprios na realização geral do evento.

Presidente da Liga de Bois, Caboclinhos e Similares de Limoeiro, Adilson Lopes comemorou a renovação da parceria com a Prefeitura de Limoeiro para o repasse de R$ 76 mil que estão sendo investidos na organização das agremiações associadas à Liga e que vão desfilar na “Passarela do Carnaval”. “Vamos fazer o sorteio para definir o horário (do desfile) de cada Boi de Caboclinho para que não haja problema. Vamos colocar alguns critérios que deverão ser cumpridos e o horário é um deles”, adiantou Adilson, que também preside o Boi Cara Branca.

Presidente da Escola Mocidade Independente do Samba, uma das três existentes na cidade, Djair Marceneiro, como popularmente é conhecido, está otimista para a volta dos desfiles. Com a garantia do repasse financeiro por parte da Prefeitura de Limoeiro, ele vive a expectativa de colocar a agremiação na passarela. “Essa verba é primordial para que o desfile aconteça, pois, sem ela, a gente não teria a menor condição de colocar a escola de samba na rua. Saiu numa data adequada. Desde o momento em que a Prefeitura definiu o valor, a gente começou a trabalhar”, contou o carnavalesco.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Fazenda, as escolas de samba receberam R$ 8 mil. Os bois de caboclinhos do Grupo Especial ficaram com R$ 5 mil, enquanto os integrantes do segundo grupo R$ 4 mil. As demais agremiações, como blocos líricos, ursos, calús e morto carregando o vivo tiveram acesso a R$ 2 mil. Toda a estrutura para receber os brincantes e o público está sendo organizada pela administração municipal, em um trabalho integrado das Secretarias. Nos perfis da Prefeitura de Limoeiro no Instagram e no Facebook, o leitor pode acompanhar todas as programações do Carnaval, com dias, locais e horários.