Na noite da última quarta-feira (22), o complexo da Rede Municipal de Saúde que integra a Policlínica Inacinha Duarte, o Centro Especializado em Reabilitação Dr. Luís Raimundo Medeiros Duarte (CER Limoeiro) e o Centro de Especialidades Odontológicas Irmã Marta (CEO Limoeiro) recebeu a 10ª edição do Viva Comunidade, programação que promove serviços de utilidade pública e é coordenada pela Prefeitura de Limoeiro. Realizada através de uma exitosa integração entre todas as Secretarias Municipais, a ação esteve focada no Novembro Azul, campanha que incentiva o público masculino aos cuidados com a saúde.

Atendimentos de especialidades médicas, orientações sobre cuidados com a saúde bucal, atualização de caderneta vacinal, recadastramento de mototaxistas, busca ativa escolar para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendimento jurídico sobre cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) para mototaxistas e taxistas, emissão de primeira via de Registro Geral (RG) e orientações sobre Cadastro Único, Bolsa Família e Tarifa Social estiveram entre os serviços oferecidos. Também foram realizados cadastros para o Alerta Celular, em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Um dos objetivos da realização do Viva Comunidade nesse importante equipamento de saúde pública de Limoeiro foi intensificar a já atuante agenda noturna de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) na “Princesa do Capibaribe”, destacou a coordenadora do CEO Limoeiro, Jéssica Gomes. “Estamos muito felizes por proporcionar esses serviços e trazer os usuários para mais perto de nós. Vale lembrar que o CEO já tem atendimento noturno durante a semana, às segundas e quartas, a partir das 18h. Para que o fluxo seja realizado até o Centro de Especialidades, é necessário procurar sua UBS de referência”, explicou.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

A importância dos atendimentos noturnos é ainda maior para os trabalhadores que não podem acessar os serviços de saúde durante o horário do expediente. É o caso do músico Gabriel Marcelino, popularmente conhecido como “Gabriel Batera”. “Fui muito bem atendido pelos profissionais. Super apoio essa ação da Prefeitura e super recomendo a todos que venham se cuidar”, comentou. O médico cardiologista e clínico geral Alessandro Ferrer Arruda aproveitou a oportunidade para oferecer dicas de saúde aos limoeirenses. “A gente orienta que as pessoas sempre façam a sua prevenção, procurando os profissionais de saúde e realizando consultas médicas e exames. Além disso, sempre é importante focar: a medicação, a atividade física e a dieta. A partir da prevenção, a gente evita doenças e garante uma maior qualidade de vida. Em caso de doença, se o diagnóstico for precoce, as chances de recuperação são maiores”, detalhou.

De acordo com o diretor executivo de Assuntos Jurídicos, Francisco Heráclio, ações como o Viva Comunidade comprovam que a gestão municipal tem muito a oferecer à população. “A gente mostra às comunidades os serviços que a Prefeitura já presta normalmente em suas instalações. São ações de diversas áreas: Saúde, Desenvolvimento Social, Assuntos Jurídicos, Educação, entre outros”, pontuou.

O Viva Comunidade visa ampliar a integração entre o Governo Municipal e as comunidades urbanas e rurais de Limoeiro. Ao mesmo tempo, reforçando o caráter participativo e democrático do Governo Municipal, os agentes públicos, as lideranças comunitárias e a sociedade civil debatem e criam alternativas para atender às demandas e melhorar a vida do povo limoeirense.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro