Em clima de contagem regressiva para o pontapé inicial da Copa Terra Amada de Futebol, os desportistas limoeirenses se reuniram na noite de quinta-feira (16), na sede da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE), juntamente com a comissão organizadora, para a realização do Congresso Técnico. Na ocasião, houve a definição do regulamento, aprovação do aumento de participantes para 34 times, confirmação das equipes que disputarão o título, sorteio dos grupos, anúncio do patrocinador master do certame e sorteio de brindes.

Lançada no último dia 8 de março na sede do governo municipal, a Copa Terra Amada de Futebol será promovida pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da SMEE, dos dias 2 de abril a 27 de julho, e promete ser o maior torneio de futebol amador da região. As partidas serão disputadas sempre aos domingos, pela manhã e à tarde.

Conforme o regulamento, os 34 times são divididos em oito grupos, sendo seis de quatro equipes cada e dois de cinco times cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final e os vendedores do mata-mata se classificam, na sequência, às quartas de final, semifinais e final. A primeira rodada será jogada no primeiro domingo de abril (02/04), e a grande final está agendada para o feriado da Emancipação Política de Limoeiro (27/07). O patrocinador master do evento é a empresa Bateubet.

Oito campos receberão as partidas da Copa Terra Amada, dos quais seis se localizam na zona rural e dois estão situados na cidade. São eles: Ribeiro do Mel, Duas Pedras, Vila Mendes, Vila Urucuba, CT do Atlético Pernambucano (Gameleira), Sapé, Centro Social Urbano e Estádio José Vareda, sendo este último o palco da decisão do título.

Um dos dirigentes presentes no Congresso Técnico foi “Tetéu”, do CACR, da Escadaria do Redentor. Ele se mostrou bastante satisfeito com a organização da Copa. “Para nós, é um sonho que verdadeiramente se realiza. Nossa equipe tem seis anos de trajetória, é formada por jovens de 19 a 23 anos, então vamos colocar a garotada para correr atrás de bola”, comentou.

Para “Dé”, presidente do Pirauíra Futebol Clube, do bairro de mesmo nome, a expectativa é enorme. “Há muito tempo, a gente esperava por um campeonato como esse. Com certeza será um dos maiores da região”, afirmou.

Anfitrião da reunião, o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, destacou a mobilização entre as comunidades urbanas e rurais de Limoeiro em torno da competição. “A gente fica contagiado com a animação dos representantes das 34 equipes: muita energia, muita vontade, muita disposição. Acima de tudo, vemos que existe união entre esses dirigentes, que representam diversas comunidades do nosso município. E todos os atletas são de Limoeiro”, pontuou.

O clima de otimismo também é perceptível nas palavras do diretor executivo de Esportes de Limoeiro, Gustavo Pereira. “É uma competição muito esperada por todos. Por onde a gente passava, escutava esse pedido da realização da Copa. Estou muito otimista para um grande evento”, declarou.

Quem também prestigiou o Congresso Técnico foi o prefeito Orlando Jorge. O chefe do Poder Executivo destacou a essência democrática da ação e o planejamento estratégico da gestão municipal para que o torneio seja um sucesso. “A ideia inicial era que a Copa Terra Amada tivesse 32 clubes, e a assembleia, que é soberana, decidiu incluir outras duas equipes. Isso é participação, isso é democrático. Além disso, a Prefeitura está responsável por toda a logística, pela arbitragem, pelos uniformes e pelas bolas. Com planejamento, determinação, alegria e satisfação, estaremos promovendo a Copa Terra Amada. E queremos realizar a segunda edição no próximo ano”, concluiu.

Confira, a seguir, os grupos da Copa Terra Amada de Futebol 2023. A tabela de jogos será divulgada para os participantes em breve.

Grupo A: Nova Geração, Sport do Sítio Mangação, Corinthians de Salobro e Dinamyco;

Grupo B: Tottenham, Palmeiras de Ribeiro do Mel, Guarani e Ladeira Vermelha;

Grupo C: Náutico do Loteamento Santana, Espigão FC, Pirauíra e Ypiranga;

Grupo D: Corinthians do Sítio Almirante, Fortaleza de Ribeiro do Mel, Ribeiro do Mel FC e Sport Club Ribeiro do Mel;

Grupo E: Limoeiro FC, Villareal, Serra dos Carneiros e Vera Cruz de Vila Urucuba;

Grupo F: Urucuba FC, CACR, Remo do Sítio Guia e Vitória de Vila Mendes;

Grupo G: Brasiliense, Real Madrid dos Coqueiros, Juventude de Vila Mendes, Sucatão e Barbozão FC;

Grupo H: Criciúma de Cabeça de Vaca, Juventus de Ribeiro do Mel, Atlético Limoeirense, Lazio de Duas Pedras e São Paulo do Loteamento Santo Antônio.