Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Nesta terça-feira (18), o Conselho Municipal de Saúde de Limoeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro, realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que abordou o tema: “Pernambuco garantindo direitos e defendendo o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Durante os turnos da manhã e da tarde, na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), trabalhadores, gestores e usuários da saúde pública debateram alternativas e diretrizes para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) na “Princesa do Capibaribe”.

Ao decretar a abertura do evento no auditório da FACAL, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Limoeiro, Ricardo Martins, destacou as contribuições da entidade para os avanços do SUS em território limoeirense. “Iniciativas como o Laboratório Municipal de Limoeiro e a Central de Abastecimento Farmacêutico foram ideias que surgiram do nosso Conselho Municipal de Saúde. São nítidos os avanços no SUS de Limoeiro. E vamos trabalhar para que a saúde continue melhorando”, discursou.

Por sua vez, a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally, destacou o caráter Tripartite do Sistema Único de Saúde e a atuação do governo municipal no enfrentamento à crise pandêmica do novo coronavírus. “Limoeiro avançou na vacinação contra a Covid-19 e, hoje, podemos realizar esta Conferência graças à vacinação. A pandemia mostrou como a saúde pública é importante para a população, e comprovou-se que o SUS é equânime, democrático e universal. Os avanços no nosso SUS são possíveis com o trabalho e a parceria entre a União, os Estados e os Municípios, ou seja, o sistema é tripartite”, afirmou.

Em sua apresentação, o prefeito Orlando Jorge apontou a Saúde como um dos eixos prioritários da administração pública municipal. “Dentro destes anos da nossa gestão, Limoeiro registrou avanços em diversas áreas. Promovemos eventos grandiosos como o Festival das Crianças e o São João da Rua da Alegria, realizamos a pavimentação asfáltica e o calçamento de diversas ruas, e nossa cidade se tornou um verdadeiro canteiro de obras, a exemplo das obras da nova ponte, da Creche São Jorge e das reformas das escolas. Acompanhamos tudo atentamente. Além disso, a população mais vulnerável é assistida”, introduziu o gestor. “Com a Saúde, não é diferente: inauguramos o Laboratório Municipal e a Farmácia Central, conseguimos novas ambulâncias para o nosso povo, estamos prestes a entregar a nova UBS Santa Terezinha, e outras UBS estão em reforma”, concluiu.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Odontólogo por formação, Orlando recordou, ainda, a sua militância dentro do SUS. “Fui gerente da II Gerência Regional de Saúde (II GERES), fui secretário de Saúde de Limoeiro e Paudalho e fui presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE). O SUS faz parte da minha vida. Já fui diversas vezes a Brasília para apresentar propostas e buscar melhorias para a saúde pública . Erguer a bandeira do SUS faz parte da minha biografia e tenho orgulho disso. Evidentemente, como prefeito, também devo mergulhar nas demais áreas da gestão pública”, sublinhou o prefeito.

Após a solenidade de abertura, os participantes se dividiram em grupos que debateram diversos eixos temáticos. As pautas foram: Fortalecer a Atenção Primária em Saúde como ordenadora do cuidado e das políticas estratégicas e de equidade; Fortalecer as Redes de Atenção à Saúde com prioridade ao acesso regionalizado; Fortalecer a Política de Assistência Farmacêutica; Desenvolver as ações estratégicas de Vigilância em Saúde; Qualificar e inovar os processos de governança e gestão estratégica e participativa da saúde; Propor estratégias para ampliação adequada dos investimentos em saúde de forma regionalizada; Fortalecer o Controle Social no SUS; Pernambuco na luta por um adequado financiamento do SUS. As propostas apresentadas serão levadas às instâncias estadual e federal, de modo que seja reforçado o pacto federativo entre União, Estados e Municípios.